Zelensky, da Ucrânia, diz que vai seguir ações da Rússia em ‘trégua de Páscoa’, mas propõe estender cessar-fogo


Presidente russo Vladimir Putin anunciou neste sábado (19) um cessar-fogo de 30 horas na guerra contra a Ucrânia, mas oficiais ucranianos afirmam que ataques não pararam. Zelensky, da Ucrânia, diz que vai seguir ações da Rússia em ‘trégua de Páscoa’
Jose Luis Magana/AP
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste sábado (19) que vai agir de acordo com a “trégua de Páscoa” anunciada mais cedo pela Rússia, mas propôs estender o cessar-fogo.
“Se a Rússia estiver subitamente pronta para realmente se engajar em um formato de silêncio total e incondicional, a Ucrânia agirá de acordo — espelhando as ações da Rússia. Silêncio em resposta ao silêncio, ataques defensivos em resposta aos ataques”, disse Zelensky no X.
“Se um cessar-fogo completo realmente se concretizar, a Ucrânia propõe estendê-lo para além do dia de Páscoa, 20 de abril. É isso que revelará as verdadeiras intenções da Rússia — porque 30 horas são suficientes para virar manchete, mas não para medidas genuínas de construção de confiança.”
Zelensky disse ainda que, mesmo após o início da trégua, ataques russos continuam acontecendo em vários setores da linha de frente. “Portanto, não há confiança nas palavras vindas de Moscou”, afirmou.
“Sabemos muito bem como Moscou manipula e estamos preparados para tudo. As Forças de Defesa da Ucrânia agirão racionalmente — respondendo na mesma moeda. Cada ataque russo será recebido com uma resposta apropriada.”
Esta reportagem está em atualização.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.