Saiba quem são os sete cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa

Imagem de uma parte do filme Conclave, para fazer referência aos cardeais brasileiros que podem votar na próxima eleição de escolha ao papa

Saiba quem são os sete cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa – Foto: Reprodução/ND

Com a morte do Papa Francisco, a Igreja Católica do Vaticano organiza a conclave, eleição secreta entre os cardeais que elegem o novo líder religioso, sucessor de Francisco. O processo deve iniciar em torno de 20 dias, com sete brasileiros aptos a participarem dessa votação.

O que é necessário ter para participar da conclave?

Apesar do Brasil possuir oito cardeais no total, apenas sete cumprem os requisitos necessários para a participação da conclave. As exigências necessárias são: ter menos de 80 anos e ser um cardeal.

Geralmente o número desses eleitores é limitado a 120, porém em 2024, o Papa Francisco nomeou 21 novos cardeais, tendo atualmente 135 deles com condições para eleger o novo líder.

Conheça os sete cardeais cardeais brasileiros que participam da escolha do novo papa

Confira os nomes dos religiosos brasileiros aptos a votação:

Jaime Spengler

Com 64 anos, o arcebispo de Porto Alegre, do Rio Grande do Sul, Jaime Spengler, é presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e foi nomeado cardeal em uma cerimônia realizada em Roma, em dezembro de 2024 por Francisco.

Imagem do arcebispo Jaime Spengler, para fazer referência as informações divulgadas na notícia

Jaime Spengler é arcebispo do Rio Grande do Sul e um dos sete cardeais brasileiros – Foto: Reprodução/CNBB Regional Sul/ND

Leonardo Steiner

Atual arcebispo de Manaus, Amazonas, Leonardo Steiner possui 74 anos e é natural de Forquilhinha, no Sul de Santa Catarina. É o primeiro cardeal eleito da Amazônia, considerado pelo Vaticano no ano de 2022.

Imagem do primeiro cardeal do Amazonas, para referir-se aos dados divulgados na matéria

Leonardo Steiner é o primeiro cardeal do estado do Amazonas – Foto: Reprodução/CNBB Regional Sul/ND

Sérgio da Rocha

Ordenado padre em 1984, Sérgio da Rocha é o atual arcebispo de Salvador, na Bahia, com 65 anos. Em novembro 2016 foi nomeado cardeal pelo papa e, entre 2015 a 2019, foi presidente da CNBB.

Imagem do arcebispo Sérgio da Rocha, para mostrar quem foi o cardeal nomeado pelo Papa Francisco em 2016

Sérgio da Rocha foi nomeado cardeal pelo papa em 2016 – Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Salvador da Bahia/ND

Odilo Scherer

Com 75 anos, Odilo Scherer é o atual arcebispo de São Paulo. Em 2013 participou da última conclave, a que elegeu o Papa Francisco, e atualmente é um dos favoritos para ser eleito papa.

Imagem de um dos favoritos a ser o novo papa, para mostrar como seria a sua aparência

Odilo Scherer é um dos cardeais brasileiros favoritos para ser papa – Foto: Reprodução/Arquidiocese de São Paulo/ND

Orani Tempesta

Nascido em 1950, Orani Tempesta, aos 74 anos, é o atual arcebispo do Rio de Janeiro. Um dos responsáveis pela organização da Jornada Mundial da Juventude, onde aconteceu a primeira viagem internacional do Papa Francisco ao Brasil.

Imagem do Orani Tempesta, para fazer referência ao evento que trouxe o papa ao Brasil

Orani Tempesta foi um dos organizadores do evento que trouxe o Papa Francisco ao Brasil – Foto: Reprodução/CNBB/ND

João Braz de Aviz

Nascido em Santa Catarina, João Braz de Aviz possui 77 anos e é o cardeal mais velho apto a participar do conclave. Em 1980 foi a Roma e se tornou doutor em Teologia Dogmática. No ano de 2012, tornou-se cardeal, estando também presente na última votação que elegeu o atual papa.

Imagem de um dos cardeais mais velhos a participar do Conclave junto do Papa Francisco, para referir-se as informações de sua carreira

Um dos sete cardeais brasileiros e o mais velho a participar da atual Conclave – Foto: Reprodução/ Vatican News/ND

Paulo Cezar Costa

Aos 57 anos e ordenado sacerdote em 1992, Paulo Cezar Costa é o atual arcebispo de Brasília, Distrito Federal. Foi professor na PUC-RJ e coordenador o Departamento de Teologia. No ano de 2022, foi consagrado cardeal por Francisco.

Imagem do Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, para mostrar como é a sua parência

Paulo Cezar Costa foi professor e nomeado cardeal em 2022 e é um dos sete cardeais brasileiros – Foto: Reprodução/Arquidiocese de Brasília/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.