Baiano encontrado na Costa Rica revê a mãe em Salvador após ficar desaparecido por três anos


Marisvaldo dos Santos Silva foi deportado após tentar entrar no país sem documentos. Segundo a família, ele é esquizofrênico e não estava se medicando. Baiano encontrado na Costa Rica revê mãe em Salvador após três anos desaparecido
O homem encontrado na Costa Rica após desaparecer na Bahia reviu a mãe, na madrugada desta segunda-feira (21), depois de três anos longe de casa.
Marisvaldo dos Santos Silva, de 32 anos, foi recepcionado no Aeroporto Internacional de Salvador por familiares, que buscavam pelo paradeiro dele desde junho de 2022.
Baiano encontrado na Costa Rica reencontra mãe em Salvador após três anos desaparecido
Arquivo Pessoal
a
Em um vídeo feito pela família para o g1, o baiano e a mãe, Maria dos Santos, se abraçam, enquanto ela comemora o reencontro: “Estou tão feliz que meu filho apareceu depois de três anos desaparecido. Só Jesus mesmo”, disse.
Conforme informou a mãe de Marisvaldo, nesse primeiro momento, ele ficará na casa dela, no bairro de Pernambués, na capital baiana. Depois, o baiano deve seguir para um imóvel onde ele chegou a morar antes de desaparecer, na mesma região.
Chegada ao Brasil
Baiano encontrado na Costa Rica após sumir por três anos desembarca no Brasil
Marisvaldo dos Santos chegou no Brasil por São Paulo, após ser deportado da Costa Rica. Ele desembarcou no Aeroporto de Guarulhos ainda na noite de domingo (21), acompanhado de policiais federais, e aguardou pouco menos de uma hora até embarcar novamente para Salvador.
Inicialmente, o baiano chegaria à terra natal de ônibus, porque, segundo a família, as passagens estavam caras e eles não teriam condições de arcar com o custo.
No entanto, os familiares de Marisvaldo conseguiram parcelar o valor no cartão de crédito e encurtaram a viagem. Na estrada, o percurso passaria de um dia e meio de viagem. De avião, foi de menos de três horas.
Baiano encontrado na Costa Rica após sumir por três anos voltará para o Brasil neste domingo (20)
Reprodução/TV Bahia
Antes de embarcar, o baiano conversou com o g1, em Guarulhos. Segundo Marisvaldo, até chegar na Costa Rica, ele passou por outros países.
“[O percurso até a Costa Rica] Foi um processo bastante lento, comigo e uns amigos. No entanto, conseguimos agarrar [a oportunidade], passamos por vários países, Venezuela, Colômbia, posteriormente Panamá”.
Três anos desaparecido
Após 3 anos baiano é encontrado na Costa Rica
Marisvaldo dos Santos Silva sumiu após sair da casa do irmão para pedalar, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A família não sabe ainda ao certo como ele chegou na Costa Rica, a mais de 5 mil km de distância, porém, segundo a mãe dele, o rapaz estava sem tomar a medicação necessária para a esquizofrenia.
Somente no dia 21 de fevereiro deste ano que o paradeiro do homem foi descoberto pela família. Na ocasião, a Polícia Federal (PF) entrou em contato e contou que ele havia sido encontrado.
O baiano foi identificado ao tentar entrar na Costa Rica sem os documentos. Desde então, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) começou a cuidar das tratativas para trazer o brasileiro de volta para o país de origem.
Marisvaldo dos Santos Silva saiu da casa do irmão, na Bahia, de bicicleta e foi para na Costa Rica
Reprodução/TV Bahia
Durante todo esse período sem notícias, os familiares procuraram incansavelmente por Marisvaldo, mas o que não esperavam é que com apenas uma bicicleta ele fosse parar em outro país, mesmo tendo histórico de sumiço.
Em 2020, no início da pandemia da Covid-19, o homem saiu de bicicleta e só foi localizado dias depois no Espírito Santo. O fato de ter esquizofrenia e não estar tomando a medicação pode ter sido o motivo para que saísse de casa mais uma vez, acredita a mãe.
Maria dos Santos, mãe de Marisvaldo
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.