Papa Francisco: Governador do Tocantins e prefeito decretam luto oficial de sete dias


Segundo a Prefeitura de Palmas, a orientação é que durante o período de luto as bandeiras sejam hasteadas em meio-mastro. Os decretos serão publicados no Diário Oficial do estado e do município. Papa Francisco morre aos 88 anos
Vaticano
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos nesta segunda-feira (21). Autoridades de todo o mundo lamentaram a morte do pontífice, que atuou como líder da Igreja Católica durante 12 anos. No Tocantins, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), decretaram luto oficial de sete dias pela morte de Francisco.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo o Estado, o decreto será publicado no Diário Oficial desta segunda. O período de luto começa a contar a partir da publicação do documento. O decreto municipal também será publicado no Diário. Segundo a prefeitura, a orientação é que as bandeiras sejam hasteadas em meio-mastro, em sinal de respeito e solidariedade.
“Palmas se une à comunidade internacional neste momento de pesar, rendendo homenagens a um líder que dedicou sua vida à fé, ao diálogo e à promoção da paz”, informou a prefeitura.
LEIA TAMBÉM
Papa Francisco: os problemas de saúde e as complicações que levaram à morte do líder católico
Veja quem são os brasileiros que podem participar do Conclave
INFOGRÁFICO: Conclave, como a Igreja Católica escolhe um novo papa
‘Pastor com cheiro de ovelha’, Papa Francisco eterniza legado de reforma e simplicidade na Igreja Católica
Morte do papa
Papa reza missa no Sumaré
Reprodução/TV Globo
Papa Francisco morreu às 7h35, no horário de Roma (2h35 no horário de Brasília). Segundo a certidão médica de atestado, o pontífice sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível. O quadro foi agravado por pneumonia bilateral, bronquiectasias múltiplas, hipertensão e diabetes tipo 2, conforme o boletim médico.
Francisco foi eleito como papa em 2013. Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, ele foi o primeiro papa latino-americano da história.
Ele será enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, e não na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII. As cerimônias fúnebres de Francisco seguirão uma série de ritos e começaram já nesta segunda-feira, segundo o Vaticano.
Na manhã de quarta-feira (23), o corpo do papa será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, para que fiéis possam prestar a última homenagem ao papa.
O religioso foi internado no dia 14 de fevereiro, no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, Ele deixou o hospital no dia 23 de março, ainda utilizando oxigênio, e fez algumas aparições públicas. A última ocorreu neste domingo de Páscoa (20), na Praça São Pedro, no
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.