Funeral do papa Francisco será no sábado (26); Lula irá ao Vaticano

O funeral do papa Francisco será realizado no sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), segundo informações divulgadas pelo Vaticano.

A Santa Missa Exequial será celebrada na Basílica de São Pedro, sob presidência do cardeal Giovanni Battista. A cerimônia incluirá os ritos da Ultima Commendatio e da Valedictio, que marcam o início do Novemdiales, o período tradicional de nove dias de luto e missas em sufrágio pelo papa.

Na quarta-feira (23), o caixão com o corpo do pontífice será transportado da capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro, onde ficará exposto para visitação dos fiéis.

Após a cerimônia da Santa Missa Exequial, o corpo de Francisco será levado para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado.

Lula estará no funeral do papa Francisco

A Secretaria de Comunicação Social (Secom), confirmou a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja Lula da Silva ao velório do papa Francisco. A data da viagem ainda não foi divulgada.

A última vez que Lula esteve com o pontífice foi em junho de 2024, quando o presidente e a primeira-dama estiveram na Puglia para a cúpula do G7.

  • VEJA MAIS: Junte-se à comunidade de investidores do Money Times para ter acesso a reportagens, coberturas, relatórios e mais; veja como

Morte do papa Francisco

O papa Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de uma insuficiência cardíaca e um AVC.

Ele esteve internado no hospital Gemelli, em Roma, do dia 14 de fevereiro até 23 de março, devido a uma bronquite que evoluiu para uma pneumonia em ambos os pulmões. Esta foi a mais grave crise de saúde de seus 12 anos de papado.

A morte do pontífice, o primeiro sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica, foi anunciada pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo do Vaticano.

“Queridos irmãos e irmãs, é com profunda tristeza que comunico a morte do nosso Santo Padre Francisco”, diz o comunicado.

Francisco, que assumiu o Vaticano em 2013, enfrentou constantes problemas de saúde nos últimos dois anos. Ele era propenso a infecções pulmonares devido a uma pleurisia desenvolvida na juventude, que resultou na remoção de parte de um pulmão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.