Intel faz pedidos de 2 nm para Nova Lake na TSMC [RUMOR]

A Intel não vai se conter quando se trata do nó de processo que utilizará em futuras CPUs e, sob a nova liderança, priorizou garantir a entrega do melhor aos consumidores. Conforme informações do Economic Daily, a empresa terceirizou o bloco de computação da Nova Lake para a TSMC e utilizará o processo de 2 nm da fundição.

Tudo sugere que a Intel vai investir pesado com a gigante taiwanesa, o que levanta dúvidas sobre o destino do nó de processo 18A da Intel, que seria melhor que o TSMC N2.

A CEO de Produtos da Intel, Michelle Johnston Holthaus, clarificou que a empresa não hesitará em sair da Intel Foundry se precisar para atender expectativas dos consumidores. A questão que não ficou clara é se a saída seria por baixo desempenho ou baixa capacidade de entrega no momento.

Uma outra opção a ser considerada é que a utilização do processo de 2 nm faz parte da joint ventura que a Intel e TSMC estão formando. E, neste caso, a própria Intel Foundry poderia se beneficiar de alguma forma. Ainda é possível que a negociação seja um desdobramento do rumor que a Intel venderia 20% do negócio de chips para a TSMC.

Notícias Relacionadas:

  • Sparkle confirma (e depois nega) Intel Battlemage com 24GB de memória
  • GPUs Intel Arc Battlemage G31 e C32 aparecem em novo vazamento
  • Intel vai adotar novo soquete LGA-1954 com CPUs Nova Lake-S, encerrando suporte ao LGA-1851 [RUMOR]

Aquisição dos semicondutores da TSMC

Créditos: Divulgação/TSMC

A possibilidade de adquirir semicondutores de ponta da TSMC sempre existiu. O que torna esse desenvolvimento um pouco confuso é a forma como a Intel usaria o Intel Foundry (IFS) para sua linha de produtos, visto que a empresa certamente não dependeria da gigante taiwanesa para seus principais produtos.

Ou seja, a empresa provavelmente adotará uma abordagem de dupla fonte, com a Intel fabricando uma parte dos semicondutores e encomendando outra junto à TSMC.

No que diz respeito ao Intel Foundry, ainda é preciso ver como a empresa fará com o 18A, com os SoCs Panther Lake e o Clearwater Forest Xeon. Sabe-se que a Intel não planeja abandonar seus processos internos. No entanto, a perspectiva provavelmente será decidida pelo desempenho do PTL-S e de outros produtos.

Processo de 2 nm da TSMC

Créditos: Reprodução/Intel

O processo de 2 nm da TSMC recebeu muita atenção de gigantes da indústria, visto que Apple, AMD e agora Intel estão na corrida para adquirir o nó. A AMD anunciou recentemente que foi a primeira cliente do 2 nm, integrando o semicondutor para seus processadores EPYC “Venice” de 6ª geração.

A Apple, por sua vez, planeja adotar o processo para seu chip A20 destinado à série iPhone 18.

No caso da Intel, a empresa deve usar ele para o Nova Lake e, portanto, é seguro dizer que a tecnologia da TSMC está recebendo muita atenção. Porém, também é importante observar que a integração de 2 nm acabará sendo mais cara em comparação com os processos da geração anterior.

A situação fica ainda mais complicada considerando a incerteza na cadeia de suprimentos gerada pela guerra econômica que Trump está travando com as tarifas.

Fonte: Economic Daily, com tradução do WCCFTECH.

Conteúdo Relacionado
CEO da Intel assume comando direto da divisão de IA e promove grande reestruturação

Vai mexer bastante

CEO da Intel assume comando direto da divisão de IA e promove grande reestruturação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.