CNBB suspende Assembleia Geral dos Bispos de 2025 após a morte do papa Francisco


Adiamento foi comunicado na tarde desta terça-feira (22). O evento é realizado uma vez ao ano, mas por causa do falecimento do papa não será realizado em 2025. Próxima edição está marcada para 2026. Imagem de arquivo – Santuário Nacional de Aparecida (SP) durante a 61ª Assembleia Geral da CNBB em 2024.
Gustavo Cabral/ A12
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou, na tarde desta terça-feira (22), que decidiu suspender a Assembleia Geral de 2025 por causa da morte do papa Francisco. O evento seria realizado no final do mês no Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo.
O papa Francisco morreu nesta segunda-feira (21), aos 88 anos. O religioso sofreu um AVC, entrou em coma e teve um colapso cardiocirculatório irreversível às 7h35, no horário de Roma (2h35 em Brasília).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Com a morte do líder da Igreja Católica, os fiéis vivem um período de luto e homenagens ao pontífice, antes dos cardeais fazerem o conclave para eleger um novo papa.
De acordo com a CNBB, a decisão de suspender o evento foi tomada em conjunto pelo Conselho Permanente dos Bispos.
“O Conselho Permanente realizou uma reunião extraordinária, na tarde de ontem, e decidiu pelo adiamento do encontro para o próximo ano”, disse a CNBB em nota.
Com a suspensão, o evento – que é anual – não terá edição em 2025. A 62ª Assembleia Geral da CNBB, que até então estava agendada para o período de 30 de abril a 9 de maio de 2025, agora será realizada no ano que vem, de 15 a 24 de abril de 2026.
O local do encontro permanecerá o mesmo dos últimos 13 anos: será no Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do país e que é dedicado à Padroeira do Brasil.
CNBB presta homenagens ao Papa Francisco; Lula decreta luto oficial de 7 dias
O que é a Assembleia Geral da CNBB?
A Assembleia Geral é a realização do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil. O encontro acontece uma vez por ano, ou extraordinariamente para fins urgentes, e trata de assuntos pastorais e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade.
A assembleia reúne cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, bispos eméritos, administradores diocesanos e representantes de organismos e pastorais da igreja de todo o país.
Além da temática central – que cada ano tem uma diferente – o encontro também discute outros assuntos ligados à Igreja, como doutrina da fé, liturgia, relatório do anual da presidência, relatório econômico e textos litúrgicos, por exemplo.
No ano passado, entre os participantes estavam o Cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano; Giambattista Diquattro, núncio apostólico no Brasil (representante do papa no Brasil); Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB; e Orlando brandes, arcebispo de Aparecida.
Papa Francisco (home)
Filippo MONTEFORTE / AFP
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.