Igor’s Lab descobre problema de hotspot nas RTX 50 que pode reduzir a longevidade das GPUs

O Igor’s Lab, conhecido pelos seus extensivos testes com hardware para consumidores domésticos, está relatando a descoberta de um problema de hotspot que afeta toda a linha RTX 50. Segundo o site, as RTX 5060 Ti são especialmente afetadas pela situação, que envolve o acúmulo excessivo de calor na área do sistema de distribuição da energia.

Para dar uma noção do problema, o site mostrou alguns dos exemplos mais graves com uma câmera térmica. A Palit GeForce RTX 5080 Gaming Pro OC aparece com um hotspot de 80,5ºC na região problemática. Ironicamente, a GPU mesmo se mantém em bem mais confortáveis 70,3ºC.

Hotspot em uma RTX 5080
Fonte: Igor’s Lab

A PNY GeForce RTX 5070 OC apresentou um caso ainda mais impressionante, alcançando 107,3ºC no hotspot, na mesma área de distribuição de energia. A GPU, por sua vez, aparecem com 69,7ºC.

Hotspot em uma RTX 5070
Fonte: Igor’s Lab

O problema das temperaturas excessivas é a degradação dos componentes, que pode comprometer e muito a longevidade das placas de vídeo da série RTX 50. Segundo o Tom’s Hardware, estima-se que é perto dos 80ºC que temperaturas elevadas começam a causar efeitos de “idade avançada” em eletrônicos, o que coloca os exemplos citados e outros sob risco.

Esquema ilustra distribuição de energia das RTX 50
Fonte: Igor’s Lab

Proximidade dos componentes seria o causador do problema de hotspot nas RTX 50

O pessoal do Igor’s Lab explica que os componentes envolvidos no sistema de distribuição de energia para as RTX 50 estão muito próximos, resultando no acúmulo excessivo de calor. FETs, molas e drivers precisariam de mais espaço para dissipar melhor o calor gerado pela sua atuação.

Notícias relacionadas:

  • NVIDIA remove sensor de temperatura das GPUs GeForce RTX 50
  • GeForce RTX 5060 Ti já está em pré-venda no Brasil; veja preço e opções disponíveis
  • HWMonitor 1.57 traz suporte para CPUs e GPUs mais recentes da AMD e NVIDIA

Existem soluções possíveis, no entanto. Os próprios autores dos testes conseguiram melhorar consideravelmente a temperatura do hotspot com um mod simples, aplicando massinha térmica altamente condutiva de calor entre a placa e o backplate. A RTX 5080 teria caído de 80,5ºC para 70,3ºC, enquanto a RTX 5070 foi de 107,3ºC para 95ºC – que ainda é uma temperatura bem elevada, mas certamente mais gerenciável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.