China passa a receber mais turistas estrangeiros

Se antes viajar para a China era algo complicado por se tratar de um país fechado, hoje o cenário é diferente. Cada vez mais, pessoas de todo o mundo têm se interessado pelo Gigante Asiático, apelido dado ao país devido ao seu tamanho territorial e populacional, ampliando o seu roteiro de viagem.

No final de 2024, Mao Ning, do Ministério das Relações Exteriores, falou sobre o atual momento chinês. Segundo ele, o interesse dos viajantes pelas cidades chinesas é reflexo da abertura econômica adotada a partir de 1978. Abaixo, você fica por dentro dos detalhes sobre as medidas adotadas para alavancar o turismo na China.

Isenção de visto

Depois dos tempos pandêmicos da Covid-19, os governantes precisaram movimentar a economia para aumentar a arrecadação financeira. Uma das ações recentes tomadas pelo governo foi extinguir a obrigatoriedade do visto para entrar no país. Indivíduos de 54 nações, incluindo o Brasil, poderão entrar e ficar em território chinês, sem o visto, por até dez dias.

Vale destacar também que, com essa política de isenção do visto por até 240 horas, a China adicionou 21 novos pontos de controle de fronteira em seu território. Agora são 60 postos, distribuídos em 24 províncias.

Os dados mais recentes divulgados pela Administração Nacional de Imigração da China apontam que 29,218 milhões de pessoas não chinesas passaram pelas fronteiras em 2024, considerando o período de janeiro a novembro. Este volume é 86,2% maior do que o verificado em 2023.

Atrações turísticas e estratégia para atrair visitantes

Quem vai à China e quer conhecer o lado mais tecnológico do país, não deve deixar de ir a Chongqing, cidade a 1.750 km da capital Pequim. Lá, trens atravessam prédios e praças suspensas no ar, além de se destacar pela chamativa arquitetura futurística.

Já quem busca passeios voltados para aspectos culturais possui diversas opções. Entre elas, destacam-se a Muralha da China, o Exército de Terra Cota, a Cidade Perdida, o zoológico com pandas, entre outras atrações interessantes.

Os chineses apostam em elementos tradicionais de sua cultura para atrair os visitantes. No dia 17 de fevereiro, o Museu do Cinema em Pequim, foi palco do lançamento do projeto “Viajar pela China Através dos Filmes Chineses” — iniciativa que visa promover o turismo local por meio do cinema.

Além dos filmes, os games também são uma boa maneira de conquistar potenciais novos turistas. Por exemplo, o jogo online Fortune Rabbit utiliza o folclore chinês como tema. Nele, o avatar principal é um coelho, animal visto pelos chineses como a representação de sorte e paciência.

China sedia feiras de turismo em 2025

Ainda como estratégia para atrair os viajantes, a China sediará, em maio deste ano, entre os dias 27 e 29, a ITB China. O evento, que é uma das maiores feiras de turismo da Ásia, acontecerá no Shanghai World Expo Exhibition & Convention Center, em Shanghai.

Fonte: Pexels

Nesta feira, representantes de diversos países, inclusive do Brasil, estarão presentes. Ainda em 2025, em junho, a China será palco de outro evento de turismo: a Beijing International Tourism Expo. Os chineses têm usado esse setor para movimentar a sua economia, além de expandir a sua cultura. Para este ano, o objetivo dos governantes é atingir o crescimento de aproximadamente 5% do Produto Interno Bruto (PIB).

O post China passa a receber mais turistas estrangeiros apareceu primeiro em Agência São Joaquim Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.