Japão inicia conversas para criação de reserva estratégica de Bitcoin

Samson Mow e Satoshi Hamada. Fonte: X/Reprodução.

Quarta maior economia do mundo, o Japão é mais um país interessado na criação de uma reserva estratégica de Bitcoin. As informações foram apresentadas por Samson Mow, CEO da JAN3, que conversou com políticos locais nesta quarta-feira (24).

O interesse teria sido despertado durante a conferência Bitcoin Tokyo 2024. Na data, Mow afirmou que “muitos japoneses não faziam ideia de que o Japão não possui nenhuma reserva de Bitcoin”, motivo que iniciou as conversas.

Apresentação apontou reservas de Bitcoin de outros países na época da conferência, 2024, mostrando que Japão estava fora dessa corrida pelo ouro digital. Fonte: X.
Apresentação apontou reservas de Bitcoin de outros países na época da conferência, 2024, mostrando que Japão estava fora dessa corrida pelo ouro digital. Fonte: X.

Japão mostra interesse em reserva estratégica de Bitcoin

Após os EUA anunciarem a criação de uma reserva de Bitcoin, similar a de ouro, outros países começaram a estudar essa estratégia. Em nota publicada nesta quarta-feira (24), Samson Mow, CEO da JAN3, revelou detalhes sobre essas conversas.

“Nos encontramos com Satoshi Hamada, um senador japonês, para discutir a urgência de o Japão adotar uma estratégia nacional de #Bitcoin.”

“Em dezembro passado, o Sr. Hamada levantou publicamente ao governo a necessidade de uma Reserva Estratégica de Bitcoin”, continuou Mow. “Tivemos uma ótima conversa sobre a importância do Bitcoin, porque o foco do governo deveria ser exclusivamente no Bitcoin, e os benefícios econômicos que uma estratégia voltada ao Bitcoin traria para o Japão.”

Samson Mow, CEO da JAN3, se encontra com políticos japoneses para discutir criação de reserva estratégica de Bitcoin. Fonte: X.
Samson Mow, CEO da JAN3, se encontra com políticos japoneses para discutir criação de reserva estratégica de Bitcoin. Fonte: X.

Em outro tuíte, Mow aparece ao lado de Junichi Kanda, deputado e Vice-Ministro Parlamentar da Justiça.

Além de falarem sobre a criação de uma reserva estratégica de Bitcoin, o executivo também destaca que eles conversaram sobre as iniciativas do governo japonês para aprovar ETFs de Bitcoin, bem como reduzir impostos sobre investimentos na criptomoeda.

Encontro de Samson Mow no Japão para conversar sobre assuntos ligados ao Bitcoin. Fonte: X.
Encontro de Samson Mow no Japão para conversar sobre assuntos ligados ao Bitcoin. Fonte: X.

Anteriormente, o executivo já havia apontado para a desvalorização do iene japonês frente ao dólar americano e à escalada dos rendimentos dos títulos japoneses de 40 anos para sua máxima histórica.

Outro ponto é a dívida pública do Japão, atualmente em 205% de seu PIB, segundo dados do FMI, sendo a segunda maior do mundo.

Em uma de suas palestras, datada de setembro de 2024, Mow sugeriu que o país compre 167.000 BTC (R$ 88,6 bilhões, na cotação atual).

“Na minha palestra, ‘Crescimento e Escassez do Bitcoin’, estabeleci uma meta para o Japão adquirir 167.000 BTC.”

“Esse valor é aproximadamente o equivalente às 846 toneladas de ouro do Japão”, explicou Mow. “Como um país que valoriza ativos sólidos, faz sentido que o Japão tenha o ativo mais sólido que existe.”

Metaplanet, empresa pública japonesa, pode servir de inspiração para governo

Atualmente quem está servindo de exemplo no país é a Metaplanet, empresa pública que copiou a estratégia da Strategy (antiga MicroStrategy).

Desde seu primeiro aporte, em abril de 2024, suas ações já valorizaram 1.760%.

O Brasil vive uma situação parecida. Além do país também estar iniciando conversas sobre a compra de Bitcoin, a empresa Méliuz se tornou uma referência assim como a Metaplanet a ponto de analistas preverem uma grande alta de suas ações.

Fonte: Japão inicia conversas para criação de reserva estratégica de Bitcoin

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.