Fraude no INSS: Como descobrir e o que fazer se você teve valores descontados

Na última quarta-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a operação “Sem Desconto” para investigar fraudes em descontos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Estima-se que o prejuízo alcance a cifra de R$ 6,3 bilhões no período entre 2019 e 2024.

Durante a operação, foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária. Além disso, foram decretadas ordens de sequestro de bens que totalizam mais de R$ 1 bilhão.

Para que os beneficiários do INSS possam verificar se foram vítimas desses descontos indevidos, a PF e o governo federal orientam a seguir os seguintes passos através do aplicativo ou site “Meu INSS”:

  1. Acesse o aplicativo ou o site “Meu INSS”.
  2. Faça o login utilizando o seu CPF e a senha da conta gov.br.
  3. Clique na opção “extrato de benefício”.
  4. Clique sobre o número do seu benefício.
  5. Na tela que será exibida, verifique atentamente se existem descontos de “mensalidades associativas”.

O que fazer se for descontado indevidamente no INSS

Caso o beneficiário identifique algum desconto que não reconheça ou não tenha autorizado, o sistema “Meu INSS” oferece a possibilidade de realizar o requerimento para “excluir mensalidade associativa”. É possível solicitar diretamente pelo aplicativo ou pelo site do “Meu INSS”. Outra opção é entrar em contato com a central de atendimento do INSS pelo telefone 135.

Além disso, para evitar futuros descontos indevidos, o beneficiário pode bloquear o seu benefício para associações através do aplicativo. Para isso, basta fazer o login, ir à área de pesquisa e digitar “solicitar bloqueio de mensalidade” e seguir as orientações apresentadas.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.