Mod de Clair Obscur: Expedition 33 remove limite de 30 FPS nas cutscenes e corrige suporte ultrawide

Clair Obscur: Expedition 33, lançado nessa semana pela Kepler Interactive, recebeu um de seus primeiro mods para jogadores de PC. Criado pelo modder Lyall, o pacote de correções conhecido como ClairObscurFix resolve uma das principais críticas feitas pela comunidade logo após o lançamento: a limitação das cenas não jogáveis a 30 quadros por segundo, mesmo em configurações de alto desempenho.

A modificação, disponível gratuitamente, permite remover esse bloqueio de taxa de quadros nas cutscenes, o que garante uma experiência visual mais consistente para quem já joga em 60 FPS ou mais.

Imagem: Steam/Rerpdoução

BAIXE O MOD CLAIROBSCURE FIX AQUI

O mod também oferece suporte a outras melhorias técnicas, como a remoção de bordas (letterboxing e pillarboxing), ajuste de campo de visão (FOV) para monitores ultrawide, e a desativação do filtro de nitidez forçado que afeta a clareza da imagem.

Mod adiciona acesso ao console de desenvolvedor e permite pular logos de introdução

Além das alterações visuais, o ClairObscurFix libera o acesso ao console de desenvolvedor e permite que o jogador pule as telas de introdução do jogo, agilizando o processo de carregamento. As opções adicionais são configuráveis por meio do arquivo ClairObscurFix.ini, que acompanha a instalação e pode ser editado manualmente.

A instalação é direta: basta extrair os arquivos do pacote baixado para a pasta onde o jogo está instalado, tanto na versão da Steam quanto na Epic Games Store.

Clair Obscur Expedition 33 detalhes
Sandfall Interactive/Divulgação
  • Veja também: Clair Obscur: Expedition 33 não vai ter minimapa para privilegiar descobertas

Para usuários de Linux ou Steam Deck, é necessário adicionar a variável WINEDLLOVERRIDES=”dsound=n,b” nos parâmetros de inicialização do jogo, conforme instruções do criador.

Problemas com DLAA e ausência de suporte ao FSR são destacados pela comunidade

Enquanto o mod melhora a experiência de forma significativa, Clair Obscur: Expedition 33 ainda apresenta alguns problemas de renderização que não foram corrigidos oficialmente.

Um deles é a má implementação do DLAA (Deep Learning Anti-Aliasing), que em testes visuais deixa personagens com aparência desfocada e sem definição. Comparado ao DLSS em Modo Qualidade, o DLAA apresenta perda de detalhes, especialmente em rostos e mãos de NPCs.

  • Veja também: Veja as notas de Clair Obscur: Expedition 33 pela imprensa mundial

O jogo também não oferece suporte ao AMD FSR, o que limita as opções de upscaling para quem não possui uma GPU da NVIDIA. Usuários com placas da AMD precisarão recorrer ao Intel XeSS, que tem desempenho variável dependendo do hardware utilizado.

Até o momento, a Kepler Interactive não anunciou uma atualização oficial que remova o limite de 30 FPS das cenas cinematográficas.

A expectativa é que futuros patches do estúdio cheguem para resolver problemas de nitidez, suporte a tecnologias de upscaling e otimização para monitores ultrawide.

Fonte: GitHub.

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