Bug de GTA: San Andreas é descoberto 20 anos depois de seu lançamento

A versão 24H2 do Windows 11 está acionando um bug que existe há mais de 20 anos em GTA: San Andreas nos PCs e que impacta diretamente no hidroavião (aquele que permite pousar na água). O erro faz o veículo desaparecer por completo e impede que os jogadores vejam ele dentro da experiência.

  • Por que GTA 5 continua tão relevante até hoje?
  • GTA San Andreas: veja a lista completa de códigos do jogo

A falha foi apontada por desenvolvedores no Github, com o usuário hiddenmask58 relatando que o bug não é causado pelo sistema da Microsoft. Na verdade, é um erro da Rockstar desde a primeira versão do jogo e que nunca foi corrigido, porém o sistema operacional contornava isso sem grandes problemas até a chegada da versão mais recente. 

De acordo com o desenvolvedor, a principal causa é uma informação que não está no arquivo de configuração vehicles.ide de GTA: San Andreas. A linha de programação do hidroavião não tem os quatro últimos parâmetros — o que inclui a escala frontal e lateral das rodas.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O bug nunca tinha sido detectado pela forma como o Windows lidava com a informação perdida. Do Windows 98 ao Windows 11 23H2, ele migrava as informações do arquivo que está acima do hidroavião de GTA: San Andreas, que é uma escala de roda de 0,7. No entanto, o Windows 24H2 lida com a memória de uma forma distinta e não utiliza o parâmetro dos outros veículos, mas reajusta para 4 bytes.

Imagem de GTA: San Andreas
O hidroavião de GTA: San Andreas não possui todos os parâmetros em seu arquivo (Imagem: Reprodução/Rockstar)

O resultado disso é que as rodas do hidroavião ganham uma escala de tamanho absurdo. Ele se torna invisível porque é muito grande para o jogo renderizar. Caso consiga forçar o CJ para entrar no cockpit sem corrigir o problema, sua altitude seria de 1.087 quadrilhões de anos-luz de altura — o que levaria a aventura ao espaço.

Nas versões anteriores do jogo, como GTA III e Vice City, o hidroavião é definido como um bote (que não necessita destes parâmetros). Porém, em San Andreas, ele foi convertido para avião e a Rockstar não adicionou estas informações no arquivo do veículo (o que leva ao erro no Windows 11 24H2).

Como corrigir o bug de GTA: San Andreas

Enquanto a Rockstar não se mexe para corrigir o erro de GTA: San Andreas, os próprios jogadores podem consertar isso sem grandes dificuldades. Siga o passo-a-passo:

  • Entre no diretório de instalação de GTA: San Andreas no seu PC
  • Procure por datavehicles.ide
  • Abra o arquivo no Bloco de Notas e busque pelo número 460, chamado de “Skimmer”
  • Ali, adicione -1, 0.7, 0.7, -1 no fim da linha e salve o arquivo

Também é possível aguardar que usuários lancem um patch de correção e disponibilizem dentro do GitHub, caso você não se sinta confiante em seguir o caminho da “justiça pelas próprias mãos”. Levando em consideração que já completamos mais de 20 anos que este erro não foi consertado, dificilmente a Rockstar ajustaria isso agora. 

Leia também no Canaltech:

  • GTA 6 bate dois recordes impressionantes no YouTube
  • Venda de PCs cresce no início de 2025 por medo das tarifas de Trump
  • Indústria de consoles e portáteis retrô é ameaçada por tarifas dos EUA

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Canaltech discute sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=R54rOhJuRoo 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.