Como funciona o processo seletivo do IBGE?

Muitos concurseiros interessados no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) podem ficar em dúvida sobre como funciona toda a seletiva.

Afinal, os concursos públicos e os processos seletivos simplificados possuem algum tipo de diferença? É essa pergunta que vamos responder, esclarecendo finalmente a sua dúvida.

Como funciona o processo seletivo do IBGE?
Como funciona o processo seletivo do IBGE?

De imediato, é importante entender que os concursos públicos são voltados para a contratação de servidores efetivos, o que torna um processo bem mais estável e seguro a longo prazo.

Enquanto o processo seletivo é, geralmente, utilizado como uma forma ágil e temporária devido à urgência de novos servidores, mas estes podem não ser necessariamente efetivos e sim temporários.

É exatamente o caso do processo seletivo IBGE, que funciona como uma forma de atender as necessidades do quadro temporário do órgão.

Isso porque, as atividades realizadas neste instituto precisam de um quantitativo alto de profissionais, sempre exigindo novos servidores, ainda mais para projetos grandes comumente feitos no IBGE.

Assim, além de ser bem comum a contratação temporária, os processos seletivos deste órgão costumam ofertar quantitativos altíssimos de oportunidades.

Como é o caso dos novos processos seletivos a serem publicados este ano. Ao todo, estão previstas 9.580 vagas de nível médio para duas funções:

  • 8.480 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento – APM; e 
  • 1.100 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade – SCQ.

Quando oficialmente houver a abertura dos processos seletivos, os mesmos trâmites, como abertura de inscrições, pagamento da taxa de inscrição e aplicação de provas, serão realizados.

A diferença, no entanto, é que, enquanto um concurso público pode demorar um bom tempo para finalização de todas as suas etapas, o processo seletivo será rápido e ágil para fornecer o quanto antes a “mão de obra” necessária.

Mas, afinal, como funciona as provas do processo seletivo IBGE?

As etapas do processo seletivo IBGE serão realizadas em apenas uma única fase: a prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório.

Os candidatos terão de enfrentar os exames de múltipla escolha, cujo número de questões será de um total de 60, com cinco opções de resposta cada, sendo apenas uma a correta.

Haverá cerca de 4 horas de duração para que os interessados realmente realizem a prova, que, inclusive, será aplicada em 530 municípios.

Para ficar por dentro de todas as informações sobre o concurso IBGE, além de como funciona, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre a seleção:

Mais informações do concurso IBGE


Quer estudar para o concurso IBGE?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

ASSINE AGORA

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

  • Concursos Abertos
  • Concursos Administrativos
  • Concursos 2025

O post Como funciona o processo seletivo do IBGE? apareceu primeiro em Estratégia Concursos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.