Ações da Tesla Disparam Após Agência Flexibilizar Regras para Direção Autônoma

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O anúncio do governo Trump de que pretende acelerar a implantação de veículos autônomos isentando alguns de certos requisitos de segurança e facilitando as regras que exigem a notificação de incidentes fez as ações das Tesla dispararem quase 10% nesta sexta-feira (25).

Sean Duffy, secretário de Transportes dos EUA, disse na quinta-feira que a nova estrutura para impulsionar veículos autônomos ajudará as montadoras norte-americanas a competir com rivais chinesas.

As regras revisadas permitirão que alguns veículos autônomos que não cumprem os padrões federais de segurança, como a presença de espelhos retrovisores, operem nas estradas dos EUA.

As regras também permitirão que as montadoras relatem acidentes menos graves mensalmente e adicionarão um limite para a notificação de danos materiais para acidentes menos graves envolvendo veículos autônomos.

“Este governo entende que estamos em uma corrida com a China para inovar mais do que a China e os riscos não poderiam ser maiores”, disse Duffy. “Nossa nova estrutura reduzirá a burocracia.”

A Consumer Reports observou que, de acordo com as novas regras, veículos com sistemas avançados de assistência ao motorista, como o Tesla Autopilot, não precisarão relatar acidentes usando o sistema, a menos que envolvam uma fatalidade, uma pessoa ferida que precise de hospitalização, um pedestre sendo atropelado ou o acionamento de um airbag.

Como parte da revisão, a agência de segurança de estradas dos EUA (NHTSA) disse que expandirá um programa para isentar alguns veículos autônomos dos requisitos de segurança e agilizará o relato de incidentes de segurança para sistemas avançados de assistência ao motorista e direção autônoma.

Os defensores da segurança rodoviária e automotiva disseram estar decepcionados que o Departamento de Transportes dos EUA “tenha optado por diluir, em vez de aprimorar, os requisitos de relatórios”.

O grupo também levantou preocupações sobre as isenções de segurança, dizendo que “sem salvaguardas, regulamentações de segurança, transparência e responsabilidade, o sucesso da implantação de veículos autônomos está, na melhor das hipóteses, ameaçado e, na pior, pode resultar em consequências fatais”.

A Alliance for Automotive Innovation, um grupo comercial que representa quase todas as principais montadoras, elogiou as mudanças. “Este anúncio mostra que o governo também está procedendo com senso de urgência, para que não cedamos a liderança do setor para a China e outros países”, afirmou a entidade.

Há muito tempo, as montadoras buscam implantar veículos autônomos que não atendem aos padrões federais de segurança dos EUA. Alguns desses padrões foram elaborados pensando em motoristas humanos, como a exigência de espelhos retrovisores ou pedais de freio nos veículos.

A NHTSA está expandindo seu Programa de Isenção de Veículos Automatizados para incluir veículos produzidos no país. Atualmente, o programa permite que as empresas operem apenas veículos automatizados importados e não conformes nas estradas dos EUA.

Seth Goldstein, estrategista de ações da Morningstar, disse que as regulamentações reduzidas “ajudarão a Tesla a expandir suas operações de táxis autônomos mais rapidamente”, mas o que mais importa é “quando o software for capaz de dirigir com segurança suficiente por conta própria”.

Em 2022, a General Motors entrou com uma petição na NHTSA solicitando permissão para implantar por ano até 2.500 veículos autônomos sem controles humanos, como pedais de freio ou espelhos. A GM retirou a petição no ano passado, após uma longa revisão governamental não ter sido concluída.

A GM anunciou em dezembro a suspensão de financiamento para sua empresa de veículos sem motorista Cruise, depois que um de seus caros feriu gravemente um pedestre atropelado por outro veículo em outubro de 2023. A GM investiu mais de US$10 bilhões na Cruise desde 2016.

Enquanto isso, nesta sexta-feira, reguladores da Califórnia emitiram propostas de regras que podem afetar a Tesla e seus planos de lançar uma rede de táxis-robôs no Estado. A proposta exige que as empresas de veículos autônomos que utilizam carros realizem um mínimo de 80.500 km de testes com um motorista de segurança antes de poderem solicitar uma licença para realizarem testes sem motoristas.

Se aprovada, a proposta vai obrigar que as tenham que realizar pelo menos 80 mil quilômetros adicionais de testes com veículos autônomos antes de poderem solicitar a implantação dos veículos em operações comerciais. Atualmente, o Estado não impõe requisitos mínimos de quilometragem para os testes.

Registros estaduais mostram que até o ano passado, a Tesla registrou cerca de 900 quilômetros de testes com um motorista de segurança na Califórnia desde 2016.

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