Pobres criaturas? Entenda como surgiram 5 animais híbridos

No mundo do filme Pobres Criaturas, o Dr. Godwin (interpretado por Willem Dafoe) cria diversos animais híbridos no seu laboratório, como galinhas com tentáculos, patos com cabeça de cachorro e peixes com traços humanos. Fora das telas, a realidade científica não fica tão atrás.

  • O que faz a Colossal Biosciences? Empresa de genética aposta em desextinção
  • Cientistas reagem mal a lobo-terrível da Colossal; animais seriam híbridos
  • Cientistas buscam ressuscitar o pássaro dodô após 400 anos

A empresa Colossal Biosciences, conhecida por ressuscitar espécies extintas como os lobos-terríveis, já testa a criação de organismos geneticamente híbridos em laboratório, cruzando DNA de diferentes animais em nome da desextinção.

Na natureza, híbridos reais também surgem de forma espontânea: entre espécies próximas, em áreas de contato ou mudanças climáticas, novas criaturas surgem de cruzamentos inesperados. A seguir, saiba mais sobre alguns animais híbridos.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ligre

liger na frente de uma mulher

Ligre é considerado o maior felino do mundo (Imagem: Reprodução/Wikimedia Cummons)

Fruto de cruzamentos em cativeiro, o ligre é o maior felino do mundo, chegando a mais de 400 kg. O animal é fruto do cruzamento entre um leão e uma tigresa, e geralmente nasce fica do que os seus progenitores, visto que os hormônios que limitam o crescimento são encontrados apenas em tigres e leoas. 

O nascimento dos ligres se deu por conta da intervenção humana, uma vez que os leões vivem majoritariamente na África, e os tigres na Ásia. Logo, a presença das duas espécies em um mesmo ambiente depende de espaços controlados, como zoológicos. 

Zebralo

zebralo posando para foto em espaço controlado
Zebralos são estéreis e de difícil domesticação (Imagem: Reprodução/Flickr)

Zebralos nascem do cruzamento de zebras com cavalos. Este animal fruto da hibridização mistura o corpo do cavalo com as listras e o temperamento selvagem da zebra. É estéril e difícil de domesticar, e geralmente surge em fazendas ou centros de pesquisa.

Urso-grolar

urso-grolar caminhando em uma estrada
Urso-grolar nasceu de cruzamento que ocorreu devido a influência das mudanças climáticas (Imagem: Divulgação/NPS)

Observado em áreas do Canadá e Alasca, o urso-grolar surgiu fruto do cruzamento de ursos polares com ursos marrons. A hibridização deste animal aconteceu devido à sobreposição de territórios causada pelas mudanças climáticas, fazendo com que as espécies passassem a ter contato. Pelagem clara, garras longas e características intermediárias dos pais são aspectos comuns dos ursos-grolares.

Cama

cama posando para foto em ambiente controlado
Cama foi criado nos Emirados Árabem e é estéril (Imagem: Reprodução/Wikimedia Cummons)

Criado nos Emirados Árabes por conta da intervenção humana, o cama nasceu da interação de um camelo em uma lhama. Tem corpo compacto, sem corcova, e combina a força do camelo com a docilidade da lhama. Estéril, é usado como animal de carga leve.

Burro

Burro sozinho em campo verde
Burro nasce do cruzamento de jumentos e éguas (Imagem: Reprodução/Freepik)

O burro é um dos híbridos mais antigos e conhecidos pelos humanos, sendo resultado do cruzamento entre um jumento e uma égua. É estéril na maioria dos casos, mas extremamente resistente, dócil e forte, sendo usado há milênios como animal de carga e transporte.

Leia mais: 

  • Cientistas querem “ressuscitar” o extinto lobo-da-tasmânia
  • Lobos preservados da Era do Gelo revelam linhagem que originou os cachorros
  • Mutum-pinima | Espécie desaparecida por 40 anos é vista na Floresta Amazônica

VÍDEO | ROBÔ TARTARUGA

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.