Binance revela mudanças em seu sistema de listagem e remoção de criptomoedas

Cachorro da Binance. Fonte: Twitter/Reprodução.

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou nesta sexta-feira (25) diversas mudanças em seu processo e remoção de criptomoedas de sua plataforma.

O texto aponta que atualmente existem diversos modelos de listagem, incluindo Binance Alpha, Binance Futures, Binance Spot, bem como Launchpool, Megadrop e Hodler Airdrop, sendo estes três últimos voltados para distribuição de novas criptomoedas.

As mudanças acontecem duas semanas após Changpeng Zhao, fundador e ex-CEO da Binance, criticar os modelos atuais de listagens em corretoras, incluindo a sua.

Binance faz mudanças em processo de listagem de criptomoedas

Atualmente existem 482 criptomoedas listadas na Binance e a corretora frequentemente faz novas adições e remoções, dependendo da demanda do mercado.

Em texto publicado nesta sexta-feira (25), a Binance informou mudanças em seu modelo de listagem.

No caso da Binance Alpha, a corretora dividiu os casos em dois: projetos que já estão sendo negociados no mercado ou projetos que buscam realizar um airdrop junto à Binance.

No caso de projetos sérios, a corretora diz que adoção da comunidade, modelo de negócios e relevância para o setor são pontos-chave da avaliação. Já as memecoins são julgadas apenas pelo tamanho de base comunitária e ressonância cultural.

Para ambos, outros pontos mencionados são o modelo de distribuição de tokens, questões de segurança e histórico dos desenvolvedores.

Para projetos já em circulação, a corretora disse estar olhando para métricas como liquidez, volume, volatilidade e valor de mercado.

Em relação à Binance Futures, a empresa analisa projetos listados anteriormente na Alpha.

Na Binance Spot, mercado mais importante, o texto aponta que os mesmos critérios acima, mas desta vez também avaliando o desempenho do projeto no mercado de derivativos.

Para aparecer no Megadrop, Launchpool e Airdrop Hodler, a corretora avalia fundamentos, métricas de desempenho, tokenomics, avaliação técnica de risco, histórico da equipe e análise de conformidade.

Anteriormente, Changpeng Zhao defendeu que corretoras deveriam listar todas as criptomoedas.

“Eu não administro mais a Binance, mas […] as corretoras centralizadas não deveriam ter um processo de listagem. Elas deveriam fornecer acesso a todos os tokens disponíveis no universo. Os traders é que deveriam decidir o que querem negociar”, pontuou Zhao.

Changpeng Zhao, fundador da Binance, sobre modelo atual de listagem de criptomoedas em corretoras. Fonte: X.
Changpeng Zhao, fundador da Binance, sobre modelo atual de listagem de criptomoedas em corretoras. Fonte: X.

Corretora também falou sobre seu processo de remoção de criptomoedas

Em relação às remoções, a Binance resumiu seu critério em três pontos: Equipe e governança, desempenho do mercado e atividade de negociação, e segurança do produto e/ou rede.

Isso inclui, por exemplo, projetos abandonados, com baixo volume, sinais de manipulação de preço, bem como vulnerabilidades, mudanças no tokenomics e conformidade regulatória.

Nesta semana a Binance anunciou a distribuição de 200 milhões de tokens Sign (SIGN). No entanto, também removeu outras quatro criptomoedas: Alpaca Finance (ALPACA), PlayDapp (PDA), Viberate (VIB) e Wing Finance (WING).

Fonte: Binance revela mudanças em seu sistema de listagem e remoção de criptomoedas

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.