Modder transforma dissipador do Core i9-14900KS em bloco para resfriamento líquido

O resfriamento líquido já foi uma opção apenas para builds high-end, mas agora o recurso tem se popularizado com coolers mais acessíveis também. Mas, para quem quiser economizar mais ainda, por que não tentar criar uma solução caseira? É isso que um modder tentou fazer, transformando o próprio IHS do processador no bloco da CPU.

Brincadeiras à parte, o trabalho mostrado no vídeo abaixo não foi nada simples. IHS é uma sigla para Integrated Heat Spreader, basicamente o dissipador de metal que vem acoplado diretamente a processadores. O modder em questão, do canal octppus, usou maquinário para esculpir canais diretamente no IHS, imitando o estilo de design que vemos em blocos normais para sistemas de resfriamento líquido.

Para deixar as coisas bem caseiras mesmo, o reservatório do líquido nesse sistema é literalmente um balde de plástico. De tempos em tempos ainda é necessário usar uma garrafa para trocar o líquido.

Captura do vídeo mostra balde como reservatório
Fonte: octppus

O processador usado no projeto foi um Core i9-14900KS, e os resultados foram variáveis. O vídeo mostra testes de performance, com temperaturas bem flutuantes. É de se esperar, uma vez que a superfície de contato do mod é menor do que normalmente encontramos em coolers AIO comerciais.

Resfriamento líquido caseiro pode não ser a melhor solução

Ao se perguntar para um modder o motivo para fazer uma customização, na maioria das vezes a resposta vai ser “para ver se dava”. O projeto em questão criou um sistema de resfriamento líquido certamente longe do ideal, mas não deixa de ser impressionante – em especial o trabalho no IHS do Core i9-14900KS.

Imagem do IHS esculpido
Fonte: octppus

Notícias relacionadas:

  • Modder transforma um PS1 no “Playstáceo”, o primeiro console caranguejo
  • Primeiro laptop gamer do mundo com resfriamento líquido integrado tem um 9950X3D e uma RTX 5090
  • REVIEW | Intel Core i9-14900KS – Faz diferença usar os melhores silícios?

É o tipo de trabalho que lembra o Steam Brick, por exemplo. Em janeiro tivemos um entusiasta de hardware transformando o Steam Deck num mini PC até menor do que o portátil original, mas sem tela.

Um mod mais recente que também chamou a atenção foi o Playstáceo, um PS1 transformado em caranguejo por causa de uma inspiração que começou com um meme.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.