Como escrever um resumo – 7 dicas

Escrever um resumo de um artigo, ensaio, trabalho de investigação, etc., pode parecer simples quando o ouvimos, mas é de facto uma competência que requer prática e uma boa abordagem. Isto porque a pessoa precisa de captar com precisão a essência de todo o texto sem perder os pormenores fundamentais. 

Quer seja para fins académicos, demonstrações profissionais ou criação de conteúdos, aprender a escrever um bom resumo pode ser um trunfo valioso . É possível adaptar uma vasta gama de dicas e truques a este respeito

Nesta publicação do blogue, vamos discutir sete dos comprovados em pormenor, por isso fique connosco até ao fim. 

7 dicas comprovadas para escrever um bom resumo

Eis algumas das dicas eficazes que deve seguir para redigir um bom resumo de qualquer texto extenso. 

  1. Ler atentamente o texto de partida

Em primeiro lugar, não se deve começar imediatamente a fazer um resumo do texto dado, pois isso pode levar a confusão e à omissão de pontos-chave. 

Em vez disso, é preferível analisar primeiro a fonte cuidadosamente para compreender o seu contexto primário ou a sua ideia central. Normalmente, recomenda-se a leitura do texto várias vezes para reforçar a compreensão. 

Lembre-se de que, ao ler, o seu principal objetivo deve ser compreender o texto de partida. Não comece apenas a anotar os pontos principais, pois isso pode ser feito numa fase posterior. Faça apenas uma tarefa de cada vez para garantir a eficácia e a exatidão. 

  1. Identificar o contexto primário e os pontos de apoio

Identificar o contexto principal e os pontos de apoio também é considerado uma boa dica para escrever um resumo bem redigido. Estes dois são o coração do seu resumo, pelo que não vale a pena ignorá-los. 

Releia o texto de partida e coloque a si próprio as seguintes questões

  • De que trata a fonte? 
  • Que pontos sustentam essa mensagem?
  • Que peças podem ser eliminadas sem comprometer a precisão? 

 

Agora, há uma reviravolta – e se ficar confuso entre dois pontos/argumentos essenciais? Nessa situação, não precisa de entrar em pânico, pois pode recorrer a um amigo mais velho, a um tutor ou a um familiar. Eles ajudá-lo-ão a decidir qual deles é o mais importante. 

  1. Evitar dar opiniões pessoais

Temos visto muitas pessoas a introduzir perspectivas pessoais ou anedotas para tornar o resumo personalizado e genuíno. No entanto, esta abordagem dará ao resumo uma sensação de revisão ou de análise. Por isso, é essencial evitá-lo a todo o custo. 

Em vez disso, o resumo deve parecer neutro, concentrando-se apenas no que o autor disse no texto original. Evite introduzir informações ou palavras e frases pessoais. Alguns dos exemplos mais comuns de tais palavras incluem 

  • Acredito nisso.
  • A minha opinião pessoal é

Lembre-se de que, mesmo que o material de origem esteja escrito num estilo personalizado ou de conversação, o seu resumo deve ser direto e conciso. 

  1. Utilize as suas próprias palavras

O título já diz tudo. Ao redigir um resumo, recomenda-se que utilize as suas próprias palavras e frases em vez de se basear no texto de partida. Se o fizer, não só ajudará a aperfeiçoar as suas capacidades de redação de resumos, como também aumentará a sua credibilidade e reputação profissional. 

Eis alguns truques simples que pode experimentar: 

  • Substituir palavras do texto de partida por sinónimos mais adequados ao contexto
  • Modificar a estrutura da frase de ativa para passiva, e vice-versa
  • Se necessário, pode até decompor as frases para facilitar a leitura e a clareza. 

Tenha em atenção que, se não for possível substituir uma palavra ou frase técnica, não há problema em não a sinonimizar. 

  1. Seja conciso e concentrado

Quando se escreve um resumo, há que procurar um texto que seja não só focado mas também o mais conciso possível. Se algum destes aspectos não for cumprido, o objetivo do resumo morrerá. 

Para se manter concentrado, a regra é simples – retire apenas os argumentos ou pontos necessários do texto de partida, ignorando os adicionais. Além disso, durante o processo de redação, evite repetir as mesmas palavras e informações

Utilize alternativas curtas em vez de frases longas. Por exemplo, em vez de escrever “É por isso que“, escreva simplesmente “Portanto“. 

Com esta abordagem, pode facilmente manter-se concentrado e conciso ao redigir um resumo. 

  1. Tentar obter uma estrutura lógica

Por mais exato, focado e conciso que seja o seu resumo escrito, se não seguir uma estrutura lógica, não será considerado BOM. É por isso que é sempre considerada uma excelente dica garantir o fluxo lógico, preservando o texto original de uma forma que preserve a clareza e a fluência. 

A estrutura padrão que é amplamente utilizada e adaptada é mencionada a seguir. 

  • Frase de abertura – a que contém a ideia central de todo o texto de partida
  • Corpo principal – Abordar o contexto primário, destacando os pontos de apoio
  • Conclusão (geralmente facultativa) – Terminar com uma breve conclusão

Tem a possibilidade de utilizar frases de transição, ou seja, “Além disso“, “Finalmente“, etc. No entanto, não as utilize em excesso; caso contrário, o seu resumo pode tornar-se desnecessariamente prolixo. 

  1. Obter ajuda de ferramentas online

Por último, mas não menos importante , se seguir as dicas acima mencionadas e os truques parecerem difíceis, então pode utilizar ferramentas online para o ajudar. A Internet está repleta de um grande número de sintetizadores de texto que o ajudarão a criar resumos de textos longos com apenas alguns cliques. 

Estas ferramentas estão disponíveis gratuitamente e são simples de utilizar. A maior parte delas inclui até diferentes modos e opções para ajustar o comprimento do resumo. 

Para uma melhor compreensão, resumimos uma publicação de blogue com o resumidor de texto, e o resumo fornecido pode ser visto na captura de ecrã abaixo. 

Como você pode ver, a ferramenta gerou um resumo eliminando todos os detalhes extras sem comprometer a qualidade e a precisão. Além disso, ela ainda oferece a opção de obter resultados na forma de parágrafos, marcadores ou a melhor linha. Você pode escolher qualquer um, de acordo com suas necessidades e preferências específicas.

Palavras finais

Escrever um bom resumo é, sem dúvida, uma tarefa hábil que requer o seguimento de uma abordagem comprovada que ajude a manter a exatidão, a consistência e a fluência. Existem inúmeras dicas e truques disponíveis que pode considerar para este fim. Esta publicação do blogue abordou sete dos truques comprovados em pormenor; esperamos que os considere valiosos e interessantes. 

O post Como escrever um resumo – 7 dicas apareceu primeiro em Agência São Joaquim Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.