Guerra tarifária pode diminuir em mais de 30% o mercado de semicondutores

A guerra tarifária iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra a China e diversos outros países pode ter um impacto bastante negativo sobre o mercado de semicondutores. Segundo a empresa de análise TechInsights, a manutenção de uma tarifa de 40% entre os países pode encolher o mercado em 34% no próximo ano.

A empresa também estima que, caso uma tarifa de somente 10% se mantenha, o segmento deve crescer e movimentar US$ 777 bilhões este ano, chegando a US$ 884 bilhões em 2026. No entanto, quaisquer valores acima disso devem desacelerar o segmento e provocar quedas sensíveis na quantidade de dispositivos produzidos.

A TechInsights afirma que, se as tarifas dos EUA contra a China ficarem na casa dos 30% a 40%, elevando as tarifas globais para a faixa dos 20-40%, a tendência será de encolhimento. Nesse cenário, o mercado de semicondutores deve movimentar US$ 736 bilhões este ano, caindo para a marca de US$ 699 bilhões em 2026.

Segmento de semicondutores é bastante sensível a preços

Segundo a análise feita pela empresa, a manutenção das taxas anunciadas por Trump, que passaram dos 100% em relação a produtos chineses, prejudicarão ainda mais o segmento de semicondutores. Nessa faixa, as tarifas globais devem exceder a casa dos 40%, elevando muito o preço de produtos associados.

Independentemente do cenário, a expectativa é que, no primeiro semestre deste ano, muitas empresas devem aumentar substancialmente seus estoques de smartphones, PCs e outros dispositivos. Enquanto o mercado de servidores vai continuar forte no segundo semestre, nele vai haver uma desaceleração dos envios de produtos voltados a consumidores em geral.

O que mais tem preocupado diversas fabricantes e empresas que produzem seus dispositivos na China é a instabilidade da situação atual. Além de ter anunciado vários patamares de tarifas em diferentes dias, Trump também chegou a revelar algumas isenções estratégicas temporárias — e sua tendência de “mudar de ideia” constantemente tem deixado muitas companhias incertas sobre o caminho a seguir.

Fonte: ZDNet Korea

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