Pela metade do preço: Petroleira pode disparar 96%, calcula Genial; ‘pronta para qualquer parada’

Na liquidação das empresas de petróleo na bolsa, uma ação caiu demais e agora tem espaço para disparar nada menos que 96%.

Segundo a Genial, a Prio (PRIO3) oferece um excelente risco recompensa.

  • E MAIS: Ação brasileira da qual ‘os gringos gostam’ tem potencial para subir mais de 20% em breve; saiba o porquê

Os analistas revisaram a tese e reiteraram recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 66. Hoje, a ação negocia na casa dos R$ 33.

A Prio tem um ano atípico. Acostumada a entregar bons retornos aos acionistas, a ação cai 17% em 2025 e está nas mínimas de dois anos, prejudicada pelo preço do petróleo, que também despenca.

Mas para a Genial, o atual preço já reflete recente queda da commodity — que, segundo a casa, já saiu do fundo e pode seguir evoluindo a depender das negociações com a China e EUA relacionada ao processo de tarifação.

“Vemos a empresa negociando EV/Ebitda (valor da firma sobre resultado operacional) de 2,8x e entregando um rendimento de fluxo de caixa em 2025 e 2026 de 14% e 24%, respectivamente, com o incremento do fluxo de caixa derivado do reflexo da entrada operacional do campo de Wahoo (esperada agora para o primeiro trimestre de 2026) e incremento de volumes derivado do redesenvolvimento dos demais campos”.

Além disso, os analistas enxergam três gatilhos de curto prazo:

  1. eventual recuperação dos preços do brent caso o acordo EUA-China caminhe para termos razoáveis;
  2. entrada operacional do campo de Wahoo e retorno produtivo derivado dos workovers/redesenvolvimento no campo de Tubarão Martelo após ‘ok’ do Ibama;
  3. o prêmio na avaliação entre Prio e Petrobras (PETR4) foi praticamente eliminada à medida que o crescimento da empresa deixou de se materializar devido aos atrasos nos licenciamentos ambientais;

“No mais, apesar dos pesares, acreditamos que a performance recente da empresa diz mais respeito a fatores externos do que a qualidades que julgamos necessárias e nem de longe imaginamos”.

Dividendos da Prio; chegou a hora de pagar?

A Prio também é conhecida por fechar a carteira quando o assunto é dividendo. Em suas conferências, a empresa sempre deixou claro que prefere investir o dinheiro nas operações.

Para a Genial, não é agora que a companhia vai ‘tirar o escorpião do bolso’.

  • VEJA MAIS: CURY3, COGN3, CPFE3, TSMC34 e mais 2 ações estão no radar dos bancos e casas de análise nesta semana; confira

De acordo com as estimativas, a empresa deve encerrar o ano de 2025 com dívida praticamente zerada – o que daria espaço para a empresa começar a distribuir dividendos.

“Entretanto, considerando é preciso ter em mente que a empresa sempre priorizou recompra de ações vs pagamento de dividendos – o que concordamos, tendo em vista o valor que enxergamos no case”.

Dito isso, a casa diz que após a aquisição minoritária no Campo de Peregrino, a próxima movimentação natural da empresa seria adquirir o controle dos 60% restante.

O campo é operador pela norueguesa Equinor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.