O que se sabe sobre o apagão que atingiu Portugal e Espanha e o que autoridades dizem sobre possível causa?Caos

Um apagão de grandes proporções deixou a maior parte da Espanha e de Portugal no escuro nesta O que se sabe sobre o apagão que atingiu Portugal e Espanha e o que autoridades dizem sobre possível causa?O que se sabe sobre o apagão que atingiu Portugal e Espanha e o que autoridades dizem sobre possível causa?, paralisando trens, metrôs e voos, afetando o sistema de saúde e a indústria de ambos os países e derrubando sinais de celular nas capitais. As autoridades ainda não informaram o que causou a queda de energia, com a Rede Elétrica da Espanha, responsável pelo sistema do país, anunciando que “as causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo utilizados para resolvê-las”.

O que aconteceu?

O blecaute teve início por volta das 7h no horário de Brasília (11h em Portugal e 12h na Espanha). Escritórios foram fechados e o trânsito ficou caótico com os semáforos desligados. Imagens da televisão espanhola mostraram estações de metrô em Madri sendo esvaziadas, com trens parados. O ministro dos Transportes da Espanha, Óscar Puente, anunciou que não seria possível retomar o serviço de trens nesta segunda-feira, mesmo com o retorno da energia.

Em Barcelona, moradores foram vistos entrando em lojas em busca de rádios movidos a pilha, e civis passaram a orientar o trânsito em avenidas importantes da cidade. O Parlamento espanhol em Madri foi fechado, e os jogos do Torneio de Tênis Madrid Open foram suspensos. Três partidas estavam em andamento quando a energia foi cortada. Em ambos os países, hospitais e outros serviços de emergência acionaram geradores. Postos de combustíveis pararam de funcionar.

Juntos, Espanha e Portugal somam uma população de cerca de 60 milhões de pessoas. Ainda não está claro quantas foram diretamente afetadas pelo ocorrido. Em Portugal, o apagão atingiu Lisboa e regiões próximas, bem como áreas do norte e do sul do país. A polícia portuguesa reforçou o efetivo nas ruas para orientar o trânsito e atender ao aumento de pedidos de socorro, inclusive de pessoas presas em elevadores.

Após o blecaute, o Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe) afirmou que estava verificando se a falta de luz havia sido consequência de um ciberataque. A possibilidade foi reforçada pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial português, Manuel Castro Almeida, em entrevista à RTP 3. Nas redes sociais, a hipótese de um ataque cibernético russo também foi levantada, mas perdeu força.

O presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, disse que não havia indícios de que o caso foi provocado por um ciberataque. E a vice-presidente sênior da Comissão Europeia, Teresa Ribera, também declarou à Rádio 5 da Espanha que não há sinais de que o apagão tenha sido provocado de forma deliberada. Ainda assim, o Conselho de Segurança Nacional da Espanha foi convocado para avaliar a situação

Com informações:O Globo

O post O que se sabe sobre o apagão que atingiu Portugal e Espanha e o que autoridades dizem sobre possível causa?Caos apareceu primeiro em Agência São Joaquim Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.