Amazon lança 27 satélites, pontapé inicial na construção da constelação Kuiper

A Amazon lançou, nesta segunda-feira (28), os primeiros satélites do Projeto Kuiper. O pontapé inicial para a construção da constelação Kuiper ocorreu por volta das 20h (horário de Brasília), decolando da estação espacial de Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos. 

  • Starlink: há mais satélites da SpaceX “caindo” na atmosfera da Terra
  • Satélites Starlink estão “bloqueando” nossa visão do Universo
  • Amazon e Vrio anunciam internet via satélite concorrente de Elon Musk no Brasil

Nesta primeira fase da missão Kuiper Atlas 1, foram lançados 27 satélites, que viajaram ao espaço acoplados ao foguete Atlas V, da empresa United Launch Alliance (ULA). A previsão é de que ainda sejam realizados mais 80 lançamentos, totalizando mais de 3.200 satélites na órbita da Terra.

Competição com Starlink

O Projeto Kuiper chega para fazer frente à Starlink, rede de internet via satélite da SpaceX. Contudo, a Amazon chegou com alguns anos de atraso nesta disputa, uma vez que a empresa de Elon Musk lançou sua primeira frota de satélites ativos em 2019, conta com mais de 6.750 aparelhos operando e atende cerca de cinco milhões de clientes.  

O objetivo inicial da empresa fundada por Jeff Bezos era enviar ao espaço no início 2024 o lote inicial de satélites operacionais, plano que foi adiado. Agora, a companhia corre para atingir a meta de implantar metade da sua frota (cerca de 1.600 aparelhos) até meados de 2026.

Bezos investiu mais de US$ 10 bilhões no projeto, e a ideia é que o Kuiper comece a oferecer cobertura de internet ainda neste ano. Além da ULA, as empresas Arianespace, Blue Origin e SpaceX devem realizar voos com os satélites da companhia com sede em Washington. 

Velocidade da internet

Um comunicado divulgado no site da Amazon aponta que o Projeto Kuiper terá algumas opções de planos para clientes. O modelo de entrada oferece velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps), o modelo padrão oferece até 400 Mbps e o modelo maior, voltado a empresas de grande porte, oferece até 1 gigabit por segundo (Gbps).

De acordo com a SpaceX, a Starlink pode oferecer uma velocidade máxima de 220 Mbps. Contudo, no Brasil, o desempenho da banda larga da empresa de Elon Musk ainda fica em torno de 77,5 Mbps, considerado baixo em comparação com as redes de outras companhias, que facilmente ultrapassam 100 Mbps.

  • SpaceX lança 250ª missão de satélites Starlink e pousa foguete no mar; vídeo
  • Starlink: satélite da SpaceX vira bola de fogo enquanto atravessa atmosfera
  • Aquecimento global reduzirá segurança de satélites orbitando no espaço

VÍDEO | O QUE É STARLINK

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.