Jogos 8K a 120Hz com tecnologia AMD

A 8K Association descobriu um computador capaz de rodar jogos em 8K a 120Hz em HDMI 2.1. A especificação original é notoriamente limitada a 8K a 60Hz, mas a Compressão de Fluxo de Exibição permitiu que superassem essa limitação.

O PC era totalmente equipado com hardware AMD e rodava o jogo Horizon Forbidden West da Guerrilla, com o título sendo escolhido por ser bem otimizado. A associação encontrou a máquina no início do mês de abril, durante a NAB (National Association of Broadcasters) Show 2025 em Las Vegas.

Notícias Relacionadas:

  • GAMEMAX lança o gabinete Blade Concept Edition; torre ATX com design inovador e aberto
  • PCB da RTX PRO 6000 Blackwell aparece com espaço dos dois lados para 96GB de memória
  • Arquitetura ARM celebra 40 anos com 250 bilhões de chips enviados

Informações da operação

Créditos: Guerrilla/Steam.

A máquina era da Maingear e usava uma CPU AMD Ryzen 7 9800X3D e uma GPU AMD Radeon RX 9070 XT. O jogo rodava pela Steam, que permite a exibição de análises e a confirmação da operação em 120 Hz.

O título foi renderizado em 5K e, em seguida, foi upscalado internamente usando a tecnologia FidelityFX Super Resolution 3 baseada em AMD ML. Na sequência, o sinal foi enviado para uma TV Neo QLED 8K modificada com Modo Automático de Baixa Latência (ALLM), Taxa de Atualização Variável (VRR) e FreeSync Premium Pro.

A forma de envio era via HDMI 2.1b com suporte a DSC. Os gráficos impressionantes e suaves atraíram muita atenção dos visitantes, especialmente daqueles que já conheciam o jogo.

Disponibilidade para o Grande Público?

Créditos: Gigabyte.

Para o grande público, jogar em 8K ainda está longe de ser uma realidade, especialmente quando alguns jogos de PC apresentam problemas de desempenho mesmo em resoluções muito mais baixas.

No entanto, as GPUs mais recentes da NVIDIA e da AMD tornam a experiência mais gerenciável do que nunca com NVIDIA DLSS 4 Multi Frame Generation e AMD FSR 4 Frame Generation.

Créditos: Warhorse/Steam.

Títulos como Kingdom Come: Deliverance 2, da Warhorse, já apareceram rodando em taxas de quadros jogáveis mesmo com resolução de 16K usando uma GeForce RTX 5090. E o feito foi obtido sem usar a Geração de Quadros, que não é suportada pelo jogo.

Com a especificação HDMI 2.2 anunciada na CES 2025 e seu lançamento oficial agendado para o final do ano, monitores 8K provavelmente se tornarão mais comuns graças à largura de banda dobrada (96 Gbps).

Porém, até que seja algo comum para o grande público ainda deverá levar anos. Jogos 8K precisarão ser acessíveis tanto em termos de hardware quanto em termos de software.

Fonte: 8K Association.

Conteúdo Relacionado
Guerra tarifária pode diminuir em mais de 30% o mercado de semicondutores

Mercado sensível

Guerra tarifária pode diminuir em mais de 30% o mercado de semicondutores

Adicionar aos favoritos o Link permanente.