Marcopolo mantém crescimento no 1º trimestre de 2025 com foco em exportações e mobilidade sustentável

Marcopolo

A Marcopolo, líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil, iniciou 2025 com números estáveis e foco estratégico em inovação e sustentabilidade. No primeiro trimestre do ano, a companhia produziu 3.294 unidades, registrando um crescimento de 1% em relação ao mesmo período de 2024. Desse total, 2.748 unidades foram fabricadas no Brasil e 546 no exterior. A receita líquida da empresa atingiu R$ 1,7 bilhão, um aumento de 1,3% sobre o primeiro trimestre do ano passado.

O desempenho financeiro incluiu um lucro bruto de R$ 384,3 milhões, com margem de 22,9%, e um EBITDA de R$ 262 milhões, com margem de 15,6%. Embora esses indicadores tenham sofrido leve retração na comparação anual, o volume de entregas e a presença global sustentaram a performance da companhia.

Entre os destaques do trimestre, a Marcopolo entregou 32 carrocerias Attivi elétricas para a cidade de São Paulo, reforçando sua aposta na descarbonização do transporte urbano. Esses veículos fazem parte de um contrato maior, com novas entregas previstas ao longo de 2025.

O programa federal Caminho da Escola também impulsionou as vendas de micro-ônibus e modelos Volare. No 1T25, foram entregues 692 veículos escolares, sendo 523 micro-ônibus e 169 Volares, com expectativa de continuidade nas entregas ao longo do ano. “Esse ritmo de entregas contribuiu significativamente com o desempenho da companhia no primeiro trimestre”, destacou Pablo Motta, CFO da Marcopolo.

No cenário internacional, a empresa destacou oportunidades em mercados relevantes como Argentina (Metalsur), além de Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA), que mantiveram boas perspectivas de negócios, especialmente no segmento rodoviário.

“Enxergamos boas oportunidades para 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado já a partir do segundo trimestre. Seguiremos investindo em automação industrial, melhorias em produtos existentes e soluções que apoiem a transição para uma mobilidade mais sustentável”, afirmou Motta.

Com 75 anos de história, a Marcopolo reafirma seu compromisso com a inovação no transporte coletivo, produzindo soluções que rodam em mais de 140 países. A companhia segue entre os maiores players globais do setor, com presença industrial em cinco continentes.

Imagem: Divulgação Marcopolo

Receba as notícias em seu celular, clique aqui para acessar o canal do ÔNIBUS & TRANSPORTE no WhatsApp.

O post Marcopolo mantém crescimento no 1º trimestre de 2025 com foco em exportações e mobilidade sustentável apareceu pela primeira vez em Ônibus & Transporte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.