Dados do ADP expõem dilema do FED, avalia especialista

Dólar digital chegou! Conheça o Stablecoins e dolarize seu patrimônio sem taxas

O setor privado dos Estados Unidos criou 62 mil empregos em setembro, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego da ADP, divulgado nesta quarta-feira (30). O resultado ficou abaixo das expectativas do mercado, sinalizando um ritmo de contratação mais fraco diante das incertezas no ambiente econômico.

Contratações por porte de empresa

A maior parte das novas vagas foi registrada em empresas de porte médio, que adicionaram 40 mil empregos no mês. As pequenas empresas criaram 11 mil vagas, enquanto as grandes corporações contrataram 12 mil trabalhadores.

Serviços e construção lideram, mas educação e saúde recuam

O setor de serviços foi responsável por 34 mil novas vagas, com destaque para os segmentos de lazer e hospitalidade e comércio, transporte e serviços públicos. Por outro lado, os setores de educação e saúde registraram corte de 23 mil postos.

No setor de produção de bens, houve acréscimo de 26 mil vagas, com a construção civil concentrando a maior parte das novas contratações.

Fed diante de dilema em meio a sinais de estagflação

Para Fábio Fares, especialista em análise macro, o dado da ADP reforça a percepção de que os efeitos do aperto monetário começam a se refletir de forma mais clara no mercado de trabalho. “A criação de apenas 62 mil empregos em março é o pior número desde fevereiro de 2022 e mostra que a atividade está perdendo tração. Somado à inflação ainda resistente, esse cenário aponta para uma zona de risco típica de estagflação. O dilema para o Fed se intensifica: cortar juros pode reacender a inflação, manter os juros altos pode acelerar a desaceleração”, avaliou.

Leia mais notícias e análises clicando aqui

Conheça nosso canal do YouTube

O post Dados do ADP expõem dilema do FED, avalia especialista apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.