O Eternauta: qual é a história da série apocalíptica estrelada por Ricardo Darín

Chegou ao catálogo da Netflix nesta quarta-feira (30) a minissérie apocalíptica O Eternauta. Estrelada por Ricardo Darín, a produção se passa em Buenos Aires, Argentina, e acompanha os sobreviventes de uma nevasca mortal lutando contra uma força invisível e violenta, além dos próprios conflitos que surgem entre si.

  • Sweet Tooth | 6 diferenças entre a série e os quadrinhos
  • Sandman | 9 diferenças entre a série e os quadrinhos

Uma das principais apostas da Netflix para esse primeiro semestre, o título é baseado na história em quadrinhos de mesmo nome escrita por Héctor Germán Oesterheld e ilustrada por Francisco Solano López no final dos anos 1950.

Um marco da literatura argentina, a graphic novel de ficção científica tornou-se conhecida em todo o mundo, mas, especialmente em sua terra natal, adquiriu um impacto político profundo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vencedora do Eisner, o “Oscar dos quadrinhos”, O Eternauta tornou-se um símbolo de resistência coletiva na Argentina, ganhando admiradores por todo canto, especialmente após o desaparecimento de Oesterheld – já um conhecido ativista político –, levado pelo regime militar em 1977.

 

Uma nevasca mortal em Buenos Aires

Publicada no Brasil originalmente pela Martins Fontes e mais recentemente em uma edição definitiva pela Pipoca e Nanquim, O Eternauta nunca ganhou uma adaptação para os cinemas ou para a televisão.

Apesar de muitos projetos já terem sido prometidos – e o quadrinho ter ganhado versões em programas de rádio e peças de teatro –, nada saía definitivamente do papel. Pelo menos não até agora, quando a Netflix decidiu entrar em cena.

Criada e dirigida por Bruno Stagnaro, que co-escreveu o roteiro com Ariel Staltari, O Eternauta chega como uma minissérie de seis episódios à plataforma de streaming.

A neve de O Eternauta mata instantaneamente quando entra em contato com a pele (Imagem: Divulgação/Netflix)

Ambientada nos dias atuais, a obra segue os passos de Juan Salvo (Ricardo Darín), um homem que, em um dia de verão como outro qualquer, está jogando truco com os amigos quando uma inexplicável nevasca cai sobre Buenos Aires.

Logo o grupo percebe que os flocos de neve matam instantaneamente tudo o que tocam e que milhões de pessoas morreram nas ruas, obrigando os que ficaram a vestir máscaras de gás e camadas de roupa para sobreviver. Uma catástrofe que além de despertar o pior de muitos seres humanos, não foi provocada por causa naturais, sendo apenas o primeiro ataque de uma poderosa força invisível.

Em meio a todo esse caos de proporções que eles nem imaginam é que Juan, desesperado para encontrar a ex-mulher e a filha, passa a liderar o grupo de amigos sobreviventes, enfrentando diversos perigos (humanos ou não) que aparecem pelo caminho.

Além de Ricardo Darín na pele do protagonista, a série também conta com Carla Peterson (Lalola), César Troncoso (O Vendedor de Sonhos), Andrea Pietra (Um Amor Inesperado), Ariel Staltari (Retorno), Marcelo Subiotto (Puan) e Claudio Martínez Bel (El agrónomo) em seu elenco.

Com episódios que variam entre 45 minutos e 1h de duração, os seis capítulos de O Eternauta já estão disponíveis na Netflix.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.