Ações da Square Enix disparam após fundo de Singapura adquirir participação

As ações da Square Enix subiram mais de 16% na bolsa de Tóquio após o fundo 3D Investment Partners, de Singapura, adquirir uma participação significativa na empresa japonesa. O grupo asiático revelou que comprou 5,47% da Square Enix Holdings como parte de um investimento financeiro, mas não descarta a possibilidade de propor mudanças na administração da companhia.

O mercado reconhece a 3D Investment Partners como uma investidora ativista. Ou seja, fundos que compram fatias expressivas em empresas para influenciar a gestão. No caso da Square Enix, o fundo afirmou que pode oferecer conselhos ou apresentar propostas “significativas”, dependendo das circunstâncias.

Dragon Quest XII segue vivo, garante criador da franquia
Divulgação/Square Enix

Leia também: Remake a caminho? Final Fantasy IX ganha site celebrando seus 25 anos

Investidores enxergaram o movimento como um possível impulso para reformas internas, o que pode explicar a forte reação no valor das ações. A expectativa é que o fundo pressione a direção da desenvolvedora a tomar decisões mais estratégicas e focadas em retorno aos acionistas, especialmente após o mercado avaliar os resultados financeiros recentes como abaixo do esperado.

Fundo que investiu na Square Enix já pressionou empresas no Japão

A 3D Investment Partners construiu uma reputação no Japão pela atuação firme em companhias como Toshiba, Fuji Soft e Sapporo Holdings. Nessas empresas, o fundo exigiu mudanças como a renúncia de executivos, a nomeação de diretores externos e até criticou publicamente decisões da gestão.

Leia também: Square Enix não teve retorno esperado com Final Fantasy 16

Final Fantasy XIV Online Seekers of Eternity
Square Enix/Divulgação

Dessa forma, analistas do mercado financeiro apontam o fundo como um dos mais influentes entre os investidores ativistas que atuam no país. No caso da Square Enix, o mercado ainda não sabe qual será o nível de envolvimento da 3D na tomada de decisões.

Porém, mesmo antes da chegada do fundo, a empresa já vinha promovendo mudanças internas. Entre elas, a empresa adotou um novo plano de gestão de médio prazo e reformulou sua estrutura administrativa como resposta à queda de desempenho em seus principais negócios.

Fonte: Eurogamer

Conteúdo Relacionado
Square Enix vai celebrar 30 anos de Chrono Trigger com “projetos além do game”

Finalmente um relançamento?

Square Enix vai celebrar 30 anos de Chrono Trigger com “projetos além do game”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.