Anvisa mantém interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint

Anvisa suspensa venda de creme dentalColgate/Reprodução

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou nesta quarta-feira (30) que a interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, determinada em 27 de março, voltou a vigorar.

Inicialmente, a fabricante havia recorrido, o que suspendeu temporariamente a medida, mas o próprio recurso foi retirado, restabelecendo a decisão de retirar o produto do mercado.

A agência se baseou nos artigos 6° e 7° da Lei nº 6.360/1976, que prevê a retirada imediata de produtos considerados nocivos à saúde ou que não atendam aos requisitos legais.

Nas redes sociais, consumidores relataram efeitos adversos como inchaço nos lábios, aftas, irritação e sensação de queimação após o uso regular do creme dental. A interdição é uma medida preventiva de fiscalização para reduzir os potenciais riscos à saúde pública.

O que mudou na fórmula

A nova versão do Colgate Total Clean Mint, lançada no ano passado, passou a usar fluoreto de estanho em vez do fluoreto de sódio, presente na fórmula anterior. Até 19 de abril deste ano, a Anvisa já havia recebido oito notificações relatando 13 casos de reações adversas associadas a cremes dentais da marca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.