Saiba quem é Zhang Junjie, que abriu sua companhia na Nasdaq

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O chinês Zhang Junjie, 30 anos, fundador em seu país da empresa de chá com leite Chagee Holdings, listou sua companhia na Nasdaq em meados de abril, em meio a uma guerra comercial crescente entre China e Estados Unidos. As ações subiram 16% no primeiro dia de negociação, apesar das ameaças repetidas do governo Donald Trump de excluir empresas chinesas das bolsas americanas.

A Chagee, cujas ações chegaram a subir até 50% em relação ao preço inicial de US$ 28 na oferta pública inicial (IPO), antes de parte dos ganhos ser reduzida, agora possui uma capitalização de mercado de US$ 5,9 bilhões (R$ 33,5 bilhões na cotação atual). Zhang, que atua como presidente e CEO, tem um patrimônio líquido estimado em US$ 800 milhões (R$ 4,5 bilhões) com base em sua participação na empresa, segundo estimativas da Forbes. Um representante da Chagee recusou-se a comentar sobre a fortuna de Zhang.

Analistas dizem que o preço das ações conseguiu subir porque a Chagee precificou suas ações de forma barata. Embora a empresa tenha arrecadado US$ 411 milhões com a venda de 14,7 milhões de American Depositary Shares no limite superior da faixa previamente anunciada de US$ 26 a US$ 28, a operação ainda representa um desconto se comparada aos preços de outras cadeias de chá chinesas com capital aberto, afirmou Ke Yan, chefe de pesquisa da DZT Research, com sede em Cingapura, via WeChat.

“Os investidores estão dispostos a aceitar as incertezas porque podem ganhar dinheiro rápido comprando ações da Chagee”, disse Ke.

As ações foram precificadas a menos de 15 vezes o lucro por ação estimado da Chagee para 2025. As ações da Mixue Group, cadeia de chá com bolhas listada em Hong Kong, estão sendo negociadas a 29 vezes o lucro estimado por ação. A Guming Holdings, outra empresa de chá com leite também listada em Hong Kong, negocia a 19 vezes o lucro projetado para este ano, segundo Ke.

Listagens recentes em Hong Kong por concorrentes da Chagee são justamente o motivo pelo qual Zhang escolheu os EUA, apesar da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo, disse Shen Meng, diretor-gerente da boutique bancária de investimento Chanson&Co., com sede em Pequim, via WeChat. O Secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que retirar empresas chinesas das bolsas americanas é uma opção enquanto Trump tenta forçar a China à mesa de negociações comerciais.

“Já existem várias empresas de chá com leite listadas em Hong Kong, e elas atraíram uma boa quantidade de capital”, afirmou Shen.

Pode haver um limite para o quanto cadeias de chá com bolhas podem levantar em Hong Kong, enquanto as bolsas da China continental priorizam os planos de financiamento de empresas com tecnologias avançadas, já que Pequim busca desenvolver sua capacidade tecnológica doméstica. Os EUA se tornaram “a única opção viável” para a Chagee, diz Shen.

A Mixue Group, por exemplo, foi listada em Hong Kong em março e o lote de varejo de seu IPO foi mais de 5.000 vezes sobrescrito. Zhang Hongfu e Zhang Hongchao, os irmãos bilionários por trás da empresa, agora possuem fortunas de US$ 9,3 bilhões (R$ 52,7 bilhões) cada, já que as ações da Mixue subiram quase 80% desde então.

O IPO nos EUA é um marco importante para Zhang, considerando suas origens humildes. Segundo o The Paper, um veículo de comunicação estatal, Zhang nasceu na província de Yunnan, no sudoeste da China, e ficou órfão aos 10 anos. Ele não teve educação formal e, aos 17 anos, começou a trabalhar em uma cadeia local de chá com leite cujo nome não foi revelado.

Zhang aprendeu a ler e escrever aos 18 anos. Era tão bom que a empresa o promoveu a gerente, segundo reportagens da mídia local. O prospecto da empresa mostra que ele trabalhou como gerente regional adjunto e sócio franqueado da Yunnan David’s Beverage Co. Antes de fundar a Chagee, em 2017, ele passou menos de dois anos na Shanghai Muye Robotics, como subchefe de departamento, de acordo com o prospecto.

A Chagee opera uma rede de 6.440 lojas em toda a China, que oferecem bebidas como chá verde de jasmim com leite e “teappuccino” de oolong com pêssego, por cerca de 20 yuans (US$ 2,70). No ano passado, a receita da empresa cresceu 167,4% em relação ao ano anterior, alcançando 12,4 bilhões de yuans, enquanto o lucro líquido saltou 213,3%, atingindo 2,5 bilhões de yuans. Para se diferenciar de concorrentes como a Mixue, conhecida por vender chás com bolhas por menos de US$ 1, Zhang posiciona a Chagee como uma marca premium de chá que oferece bebidas preparadas na hora, conforme o prospecto.

Mas o crescimento futuro na China pode ser bem mais lento. Devi Subhakesan, analista com sede em Cingapura da empresa de pesquisa Investory, que publica na plataforma Smartkarma, escreveu em uma nota de pesquisa de 16 de abril que o valor dos produtos vendidos mensalmente por loja da Chagee está em queda, o que sugere uma “saturação do mercado doméstico”.

“À medida que a Chagee encontra dificuldades para expandir ainda mais em um mercado doméstico já maduro, os investidores devem estar cientes de que sua expansão de receita futura pode ser mais limitada em comparação com concorrentes que ainda têm espaço para crescer em escala e alcance de mercado”, escreveu ela.

A Chagee está tentando se expandir para o exterior. Parte dos recursos do IPO será usada para ampliar sua rede na China e em outros países, de acordo com o prospecto. A empresa criou sua divisão de expansão internacional em 2018, segundo seu site. O progresso parece ser limitado, pois possui apenas 156 lojas fora da China, incluindo na Malásia, Cingapura e Tailândia, conforme mostra o prospecto.

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