Fortnite pode retornar ao iOS na próxima semana, acredita Epic Games

Após uma longa batalha entre a Epic Games e a Apple, Fortnite pode estar prestes a voltar oficialmente a dispositivos iOS em todo o mundo. O movimento surge como consequência das ações da juíza Yvonne Gonzalez Rogers, que decidiu que a criadora do iPhone agiu de má fé diante de decisões anteriores de seu tribunal.

Segundo a magistrada, a Apple está violando há anos uma decisão de 2021, que a impediu de bloquear o uso de métodos de pagamento externos em sua loja. Embora tenha passado a oferecer links para soluções externas — que aparecem de forma escondida —, a companhia também passou a cobrar uma taxa de 27% dos consumidores que optassem por elas.

Gonzalez Rogers afirma que não somente a empresa agiu de má fé, como tomou as piores decisões possíveis e, por isso, pode ser investigada criminalmente. Diante da proibição da cobrança de qualquer taxa, a Epic Games anunciou que Fortnite vai voltar em breve ao iOS através do launcher da Epic Games Store.

Criadora de Fortnite considera decisão como grande vitória

Entre aqueles que celebraram a decisão da juíza está Tim Sweeney, o CEO da Epic Games. No X, ele afirmou que a decisão representa o fim das taxas de 15% a 30% que a Apple vem cobrando de desenvolvedores há anos, mesmo sem provar que elas são condizentes com os serviços oferecidos em troca.

Ele também afirmou que, se a Apple acabar com as taxas sobre soluções de pagamentos externos em todos os mercados que atua, vai se dar satisfeito sobre o assunto. Ele promete que, assim que isso acontecer, sua companhia vai abandonar todos os processos que tem em aberto e não vai mais brigar com a dona do iPhone nos tribunais.

Fortnite está indisponível no iOS desde 2020, quando a Epic Games tentou vender conteúdos para ele usando meios de pagamento externos. Sweeney afirma que, mesmo que a conta de desenvolvedor da empresa tenha sido suspensa, ainda tem meios de submeter o jogo para aprovação na App Store — algo que já foi feito.

“Temos que ver o que a Apple vai fazer”, explicou Sweeney. “A Apple pode rejeitar arbitrariamente a Epic da App Store apesar de estarmos seguindo as regras. Mas, você sabe, eles vão ter que lidar com as várias consequências disso”. Em janeiro deste ano, o executivo afirmou que nunca desistiria de sua luta contra a empresa rival e que tem dinheiro suficiente para se dedicar à causa durante décadas.

Fonte: Polygon

Conteúdo Relacionado
Temporada Star Wars em Fortnite deixará você voar com a X-Wing e usar sabre de luz

Começa amanhã!

Temporada Star Wars em Fortnite deixará você voar com a X-Wing e usar sabre de luz

Adicionar aos favoritos o Link permanente.