Sem pressa, você não está atrasada

Às vezes, nos pegamos olhando tanto para o lado que acabamos nos perdendo do nosso próprio caminho. Em um mundo com tantas opções e distrações, é fácil esquecer o porquê de termos escolhido determinada estrada. E, no meio dela, nos flagramos frustradas por ainda não termos chegado naquele trecho ou no ponto final que tanto desejávamos.

Semana passada, eu me reuni com algumas amigas que escolheram caminhos profissionais e de vida bem diferentes do meu. Em determinado momento da conversa sobre futuro, me vi justamente fazendo isso: olhando demais para o lado e me desconectando da minha própria trajetória. Comecei a me comparar com a história delas e a me cobrar por não ter alcançado determinadas “metas de vida” — metas que, até agora, sigo refletindo se são realmente minhas ou se vêm do desejo do meu ego de alcançar certa credibilidade aos olhos dos outros.

Pessoa sorrindo sentada em varanda à beira de lago. Você não está atrasada.

Foto: @mayadorable (Reprodução/Pinterest)

Cheguei em casa frustrada e fui dormir. Foi aí que tive um sonho extremamente simbólico, que me fez refletir sobre o tempo real das coisas versus o tempo que eu gostaria que elas tivessem.

Sonhei que eu e minhas amigas estávamos fazendo uma viagem. Eu estava em um carro, e elas, em outro. Era noite, e a estrada estava livre. Tudo fluía maravilhosamente bem até que, depois de um pedágio, o trânsito parou completamente e nos vimos em um enorme congestionamento.

Quando percebi que a viagem levaria muito mais tempo do que o planejado, fui tomada por raiva e ansiedade. Liguei para elas no outro carro e sugeri que voltássemos para casa. Mas elas, com muita sabedoria, disseram que não. Que já estávamos no meio do caminho e que, em algum momento, o trânsito iria passar e chegaríamos ao nosso destino — demorando ou não.

Acordei, olhei para o céu e disse: “Entendi.”

Se você está vivendo e seguindo em frente — seja qual for a velocidade dos seus passos — você não está atrasada para nada.

Página de livro aberta com a citação

Foto: “Só porque está demorando não significa que não esteja acontecendo” (Reprodução/Pinterest)

Entendi que não estou atrasada para nada. Que meu destino continua à minha espera — eu só não tenho controle sobre cada trecho dessa longa estrada. Às vezes, ela vai estar livre, confortável, fluindo perfeitamente. Outras vezes, será preciso encarar obstáculos, desvios, até congestionamentos que fazem o ritmo desacelerar. E tudo bem — isso também é parte do caminho.

Se neste momento da sua vida você sente que está “engarrafada”, sem conseguir fluir no ritmo e no tempo que gostaria, lembre-se: o destino que você tanto busca continua lá. Você só precisa continuar caminhando.

Demore o tempo que for, se você continuar em movimento, a vida continuará acontecendo — e isso, por si só, já é motivo para celebrar. Não desanime se as coisas não acontecerem exatamente como o planejado. Às vezes, essa pausa é justamente o convite para rever rotas e tomar o tempo necessário para a preparação de algo muito maior que está por vir.

Se você está vivendo e seguindo em frente — seja qual for a velocidade dos seus passos — você não está atrasada para nada.

Para assinar a newsletter do Escuta Ela, clique aqui. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.