Trump diz que pode dar um pouco mais de prazo para TikTok na China

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que estenderia o prazo de 19 de junho para a ByteDance, sediada na China, alienar os ativos americanos do TikTok, o aplicativo de vídeos curtos usado por 170 milhões de americanos, caso nenhum acordo fosse fechado até então.

“Eu gostaria… eu gostaria de ver isso feito”, disse Trump ao programa “Meet the Press with Kristen Welker” da NBC News em uma entrevista gravada na sexta-feira e exibida no domingo.

Trump disse que encontrou um “ponto ideal” para o aplicativo depois que ele o ajudou a conquistar eleitores jovens na eleição presidencial de 2024, acrescentando: “O TikTok é muito interessante, mas será protegido”.

As negociações lideradas pela Casa Branca sobre o futuro do TikTok, que é usado por cerca de metade de todos os americanos, buscam um plano para que os maiores investidores não chineses da empresa controladora ByteDance aumentem suas participações e adquiram as operações do aplicativo nos Estados Unidos, segundo informou a Reuters.

O plano envolve a criação de uma entidade nos Estados Unidos para o TikTok e a diluição da propriedade chinesa no novo negócio para abaixo do limite de 20% exigido pela legislação dos EUA, salvando o aplicativo de uma proibição iminente no país, disseram fontes à Reuters.

O Susquehanna International Group de Jeff Yass e a General Atlantic de Bill Ford, ambos representados no conselho da ByteDance, estão liderando as discussões com a Casa Branca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.