Análise: segundos finais de Joel revelam sinais importantes em ‘The Last of Us’

Imagens de Joel e Ellie, personagens da série The Last of Us. Na primeira imagem, vemos Joel com um semblante preocupado e olhos lacrimejando. Na segunda imagem, Ellie aparece também com os olhos lacrimejando em um fundo escuro.

Joel e Ellie se conhecem já no mundo infectado por fungo Cordyceps. – Foto: Max/Reprodução/ND

Uma das despedidas mais dramáticas do universo de “The Last of Us” é, sem dúvidas, a morte de Joel. Ele está longe de ser um herói, mas ainda assim conseguiu cativar o público e criar uma empatia que nos faz torcer por ele ainda que suas atitudes sejam duvidosas.

E assim como no jogo, o fim dele é o mesmo: uma morte lenta, sofrida, humilhante e muito prazerosa para uma personagem peculiar que conhecemos na segunda fase da história.

Morte de Joel em “The Last of Us” deixa sinais

Pouco antes de morrer, Joel (Pedro Pascal) tentava se reaproximar de Ellie (Bella Ramsey) após a relação entre eles sofrer uma forte ruptura. Não sabemos ao certo o que Ellie descobriu em relação ao fatídico dia que ela morreria para, talvez, se tornar a cura.

Mas o que ela soube de Joel, sendo pouco ou muito, foi o suficiente para ficar longe e evitá-lo na comunidade de Jackson. A partir daí Joel começa uma terapia para tentar se reaproximar, já que considera Ellie como uma filha.

Alerta spoiler! No jogo, sabemos que pouco antes da morte de Joel, Ellie e ele conversaram na varanda de casa e ele reforçou que faria tudo de novo para salvá-la, provando seu profundo afeto por ela. Ellie então diz que, aos poucos, tentaria perdoá-lo.

A cena poderá ser adaptada na série, ainda que Ellie já tenha dito (no segundo episódio) que eles não conversaram antes de Joel morrer. Como sabemos, ela mente bastante e esse diálogo entre os dois é essencial para mostrar como eles se amavam verdadeiramente e como isso, de certa forma, alimentou o ódio de Ellie para se vingar de Abby.

Um sinal de que essa conversa pode ter acontecido na série é que no momento em que Joel está apanhando de Abby, quase morrendo, Ellie grita para que ele se levante, para que ele sobreviva! Num último ato de amor, ele tenta apoiar as mãos no chão e levantar seu corpo que já está desfigurado.

Ali, Joel soube que por mais que ela descordasse de suas atitudes do passado, ela o amava. Foi quase como um perdão para que ele, enfim, morresse em meio a tortura de Abby (Kaitlyn Deve).

Momentos antes dessa cena, vemos que Ellie ainda o chama de pai quando conversa com Jesse (Young Mazino), sendo esse mais um sinal de que eles conversaram e encontraram um modo de se entender pelas escolhas do passado.

Para os fãs de Joel e Ellie, se essa cena realmente acontecer será um alívio e uma bela despedida depois de tanto sofrimento e perdas que ambos enfrentaram no caminho.

Principais personagens da segunda temporada de “The Last of Us”

Personagem Joel em

1
8

Personagem Joel em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Ellie em

2
8

Personagem Ellie em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Abby em

3
8

Personagem Abby em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Maria em

4
8

Personagem Maria em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Dina em

5
8

Personagem Dina em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Gail em

6
8

Personagem Gail em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Isaac em

7
8

Personagem Isaac em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

Personagem Jesse em

8
8

Personagem Jesse em “The Last of Us”. – Reprodução/Max/ND

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.