Carro icônico da Ford pode voltar ao mercado com ajuda da Volkswagen

A Ford estuda trazer de volta ao mercado, possivelmente ainda nesta década, um de seus carros mais icônicos. Ironicamente, a marca estadunidense contará com a ajuda de uma montadora “rival” para alcançar o importante feito: a Volkswagen.

  • Ford Mustang GTD retorna a Nürburgring e bate seu próprio recorde
  • Volkswagen apresenta oficialmente o Nivus GTS; veja 5 novidades do SUV

Parceiras no segmento de carros eletrificados, Ford e Volkswagen poderão tornar realidade o sonho de trazer o Fiesta “de volta à vida”. Pelo menos foi isso o que Martin Sanders, chefe de vendas da VW (e ex-executivo da Ford), deixou claro em recente entrevista à mídia europeia.

De acordo com Sanders, os primeiros passos da parceria foram “muito bem-sucedidos” e, por isso, o compartilhamento de tecnologias e plataformas de carros deve seguir adiante, com o Fiesta aparecendo como possível novidade em um futuro próximo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

A volta do Fiesta e, talvez, até do Ka, ambos em versões elétricas, será possível por conta da plataforma MEB Entry, desenvolvida pela Volkswagen para a produção dos dois futuros carros elétricos “baratos” da marca para a Europa, o ID.1 e o ID.2.

Volkswagen ID.2 pode compartilhar plataforma com o Ford Fiesta elétrico (Imagem: Reprodução/Automotive News Europe)

Volta do Fiesta é desejo antigo

A parceria com a Volkswagen no segmento de carros eletrificados é fundamental para ambas as empresas. A marca alemã, que apresentou três carros-conceito no Salão de Shanghai, sonha desafiar as chinesas, enquanto a estadunidense rema contra seguidos prejuízos.

A melhor maneira de ambas atingirem os objetivos é investir pesado em carros do segmento de entrada. A primeira dica a respeito foi dada em meados de 2024 por Martin Gjaja, diretor de operações da Ford.

O executivo comentou, à época, que o desejo de vender carros de segmentos superiores existe, mas o mais lógico é começar por baixo, já que “as pessoas precisam ter uma porta de entrada”.

Ford Puma é outra inspiração para volta do Fiesta ao mercado (Imagem: Divulgação/Ford)

Ao que parece, a porta de entrada citada por Gjaja foi encontrada com ajuda da Volkswagen e, agora, a chegada do Ford Fiesta elétrico é apenas uma questão de tempo.

Leia também:

  • 5 inovações incríveis que o Omoda 7 apresentou em Shanghai
  • Carro automático: por que usar o “D” em ladeiras é ruim?

Vídeo: Robôs, carros elétricos e pagamento com as mãos: tecnologias da China

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.