Golpistas exploram Dia das Mães e enviam links de falsas lojas em redes sociais

Vai comprar um presente do Dia das Mães? Então é importante ficar atento: golpistas estão espalhando links de falsas lojas em redes sociais e em mensagens enviadas por e-mail, SMS e WhatsApp. O alerta sobre as tentativas de fraude foi divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) nesta segunda-feira (5).

  • 8 golpes de Pix para ficar atento em 2025
  • Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los

O esquema se concentra em ataques de phishing, com páginas que se passam por grandes nomes do comércio. Neste caso, os agentes maliciosos aproveitam o Dia das Mães, época que movimenta o varejo devido à compra de presentes, para atrair novas vítimas.

Segundo a Febraban, uma das abordagens ocorre ao criar endereços que lembram domínios das plataformas originais, ao trocar uma letra por um número, por exemplo. Essa estratégia visa induzir os usuários ao erro, de maneira que o site seja acessado sem perceber que não se trata do link correto.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Em outros casos, são compartilhadas publicações em perfis de redes sociais que se passam pelas lojas, com a oferta de promoções com preços bem abaixo da média. As páginas ainda contam com depoimentos falsos para passar mais confiança aos consumidores, e trazem os links fraudulentos para fazer a suposta compra.

Independente da abordagem, os usuários são levados para plataformas que prometem a entrega de um produto ou serviço que nunca será entregue. Além do prejuízo financeiro ao fazer o pagamento por Pix, boleto ou cartão de crédito, ainda existe o risco de coleta de dados pessoais ao fazer o “cadastro” para finalizar a compra.

A Febraban também alerta sobre os casos de troca de cartão. Neste caso, os golpistas não só observam a senha enquanto é digitada como realizam a substituição para fazer compras com a conta da vítima posteriormente. Também é importante confirmar o valor da transação na maquininha antes de completá-la.

Como se proteger de golpes no Dia das Mães

Se você vai fazer uma compra online, antes de mais nada, desconfie de qualquer oferta que seja “boa demais para ser verdade”. É o caso de um celular que custa, em média, R$ 3 mil, mas que está supostamente à venda por R$ 1 mil. 

O mesmo é válido para promoções recebidas por redes sociais, mensagem e redes sociais: antes de clicar, verifique o link. No geral, páginas falsas simulam o endereço original ao trocar os caracteres, como usar “i” maiusculo para se passar por um “l” minúsculo, por exemplo.

Também é importante dar preferência a sites conhecidos e com boa reputação. A seguir, confira outras dicas:

  • Desconfie de empresas com pagamento antecipado e entregas em prazos longos;
  • Não clique em links de perfis desconhecidos ou criados recentemente;
  • Utilize cartão virtual para fazer compras online a fim de evitar a clonagem;
  • Ao fazer um Pix ou pagar um boleto, verifique os dados de quem vai receber a transação e confirme as informações antes de concluir o pagamento.

Caso sofra algum golpe neste período, entre em contato com o seu banco imediatamente e registre um boletim de ocorrência.

Confira outras matérias do Canaltech:

  • Novo golpe de falsa cobrança do Pix usa fake da Receita; veja como se proteger
  • Golpes do Pix: prejuízo médio das vítimas é maior que um salário mínimo
  • Novo golpe do CPF usa e-mail falso para cobrar Pix; veja como se proteger

VÍDEO: Jogando com problemas na conexão? Veja como resolver! 🕹️

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.