Tempestade de poeira transforma dia em noite no Oriente Médio; veja as imagens

Uma tempestade de poeira cobriu cidades de países do Oriente Médio neste domingo (4) e transformou o dia em noite. Arábia Saudita, Kuwait e Jordânia registraram uma nuvem de poeira que chegou a interromper o tráfego aéreo e nas estradas. Imagens circulam nas redes sociais.

  • Apagão na Europa teria sido causado por ‘fenômeno atmosférico raro’ na Espanha
  • Tempestade solar foi tão forte que deixou tratores “possuídos”; entenda

Na Arábia Saudita, o Centro Nacional de Meteorologia emitiu alertas de tempestades de poeira e chuva para regiões como Riad e Al Qassim. Vídeos compartilhados em redes sociais como o X mostram áreas sendo cobertas por uma poeira densa que foi conduzida por ventos fortes. 

Na Jordânia, a visibilidade baixa causada pela poeira foi acompanhada por uma forte chuva que causou inundações repentinas. Em Petra, uma das maiores atrações turísticas do país, autoridades tiveram de evacuar visitantes no domingo por conta de enchentes no sítio arqueológico.

carros andando com neblina na estrada
Tempestades no Kuwait foram causadas por fenômeno chamado Sarayat (Imagem: Twitter/Ahdath_kw)

Sarayat

Já no Kuwait, foram registrados ventos de 100 km/h, e o Centro Meteorológico alertou sobre a redução da visibilidade em locais abertos. Um comunicado emitido nas redes sociais da instituição nesta segunda-feira (5) apontou que a poeira ainda causava problemas de visibilidade no país. 

Autoridades kuwaitianas afirmaram que o fenômeno foi causado por conta do Sarayat, um período de transição climática que ocorre entre abril e maio no país. Essa época é marcada por uma instabilidade climática que pode causar tempestades de poeira, bem como chuvas intensas e ventos fortes. Essa estação costuma se iniciar em março e se estender até meados de maio.

Leia mais: 

  • Chuva raríssima causa inundação no deserto do Saara; veja imagens
  • Tempestade solar: além de apagões de rádio, o que pode acontecer?
  • Poeira do deserto do Saara transporta material radioativo da Guerra Fria

VÍDEO | O FUNGO DE THE LAST OF US

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.