GeForce RTX 5090D está banida na China após novas restrições de exportação dos EUA [RUMOR]

Há duas semanas, a NVIDIA teria pedido aos seus parceiros de placas que suspendessem os preparativos para a RTX 5090D. Trata-se de uma variante da RTX 5090 exclusiva para a China. O pedido foi feito porque as novas regras de exportação dos EUA restringem a empresa de fornecer a GPU com suas especificações atuais.

Fontes do Board Channels afirmam que a NVIDIA não pode mais vender esta placa no mercado chinês. Mais especificamente, isso significa que nenhuma placa de vídeo baseada na GB202 estará disponível na China, restando a RTX 5080 como única alternativa com GPU GB203.

Conforme as informações, a GPU GB202 seria completamente banida no segundo trimestre deste ano na China. E, como o segundo trimestre já começou, é provável que a RTX 5090D fique fora de estoque em alguns dias ou semanas, variando conforme o estoque já presente na China.

Notícias Relacionadas:

  • NVIDIA RTX 5060 Ti 8GB perde 10% de performance quando usada com PCIe 4.0
  • NVIDIA planeja novos chips de IA para a China com a arquitetura Blackwell
  • GPUs NVIDIA RTX PRO 6000 Blackwell já disponíveis, a partir de 9.000 euros

As novas restrições

Créditos: Getty Images.

As nova restrição advém das regras de exportação atualizadas dos EUA, que querem evitar que a China tenha a principal GPU usada para IA ou para jogos. A GeForce RTX 5090D é idêntica à RTX 5090 completa em especificações. A diferença é que ela possui recursos de IA inferiores como forma de tentar passar pelas restrições.

Recentemente, o governo dos EUA restringiu o fornecimento de GPUs para a China que ofereçam largura de banda de memória total de 1400 GB/s ou mais e largura de banda de E/S igual ou superior a 1100 GB/s. O limite combinado para ambos é de 1700 GB/s e essa é a razão pela qual a RTX 5090D estaria sendo banida.

Com as novas restrições, os parceiros de placas da NVIDIA na China não poderão fabricar nenhuma nova GeForce RTX 5090D, já que a NVIDIA teria cortado o fornecimento do chip de GPU GB202.

Recentemente, a GPU H20 AI da NVIDIA também teve um destino semelhante devido às novas restrições. A H20 é a solução alternativa da NVIDIA à H100 para data centers, que agora exige uma licença especial para venda na China, sem data de término especificada. O prejuízo da empresa foi de US$ 5,5 bilhões.

Posição da NVIDIA

Créditos: NVIDIA.

A NVIDIA não confirmou oficialmente nenhuma alteração na disponibilidade da RTX 5090D na China. Porém, pouco antes de ser impedida de vender suas GPUs para data centers H20, distribuidores na China já haviam começado a limitar as vendas da RTX 5090D, caso este modelo também fosse afetado.

Como as medidas que eram utilizadas para o H20 são similares às usadas para a RTX 5090D, e não foram suficientes, a empresa emitiu o aviso como forma de precaução. Outro problema é que nem sempre os fabricantes chineses vendem as placas para uso doméstico, o que justifica as preocupações do governo americano.

Fonte: Board Channels, Videocardz e weixin, com tradução do WccFtech.

Conteúdo Relacionado
Demanda pelo processo de 2nm da TSMC supera todas as expectativas e já ultrapassa o 3nm

Vai bombar

Demanda pelo processo de 2nm da TSMC supera todas as expectativas e já ultrapassa o 3nm

Adicionar aos favoritos o Link permanente.