NVIDIA e MediaTek podem revelar seu chip ARM para Windows na Computex 2025

Já faz algum tempo que circulam rumores de que a NVIDIA estaria trabalhando com a MediaTek na criação de um chip baseado em ARM para PCs com Windows. O boato da vez afirma que finalmente vamos sair da fase dos rumores, dizendo que os chamados N1 e N1X farão sua estreia oficial na Computex 2025.

As duas companhias já têm suas keynote confirmadas para dias seguidos, com a NVIDIA apresentando no dia 19 e a MediaTek em 20 de maio. Os boatos não dizem em qual dos eventos o misterioso processador poderia aparecer, mas podemos especular uma estreia na apresentação da NVIDIA, seguida de mais detalhes na keynote da MediaTek.

Mesmo com prejuízo bilionário, NVIDIA não vai abrir mão do mercado chinês
Foto: Divulgação/NVIDIA

Existe muita atenção em torno desse trabalho colaborativo por causa do nome que a dona das GeForce fez para si no segmento de GPUs para jogos. Um suposto chip baseado em ARM para Windows pode competir diretamente com os Snapdragon X, da Qualcomm, e é justamente na parte de games que os novos processadores da gigante mobile têm mais dificuldade.

Rumores dizem que os N1X e N1 podem vir com até 10 núcleos Cortex-X925 de alta performance e até 10 Cortex-A725 nas opções high-end. Mas é bem possível que veremos uma gama maior de opções, com SKUs mais acessíveis também.

Reprodução/MediaTek

NVIDIA e MediaTek podem apresentar os N1 em breve, mas disponibilidade só vem depois

Enquanto os rumores apontam para uma possível revelação dos chips feitos pela NVIDIA em parceria com a MediaTek logo na Computex 2025, os boatos também dizem que os produtos não serão finalizados tão cedo.

Supostamente, as empresas estariam enfrentando problemas técnicos no desenvolvimento dos processadores que poderiam resultar em sua disponibilidade comercial somente em 2026.

Notícias relacionadas:

  • CPU NVIDIA ARM para dispositivos Windows pode ser lançada ainda em 2025
  • NVIDIA anuncia parceria com Mediatek para sua tecnologia G-Sync
  • Snapdragon X2 pode ter até 22% mais performance que a geração atual [RUMOR]

Como sempre, rumores devem ser vistos com ceticismo pelo leitor. Se de fato as empresas apresentarem seus chips inéditos na feira de tecnologia de Taipei, provavelmente teremos mais informações de uma janela de lançamento ou pelo menos um roadmap para os produtos.

Via: Tom’s Hardware

Adicionar aos favoritos o Link permanente.