Aquisição de Peregrino pode transformar PRIO em nova geradora de valor, diz economista

A recente aquisição de 60% do campo de Peregrino pela PRIO elevou a expectativa do mercado em relação ao futuro da companhia. Segundo o economista Alex André, a operação representa um marco para a empresa, que deve incorporar cerca de 60 mil barris de petróleo por dia à sua produção. “Com essa aquisição, a PRIO muda de patamar completamente”, afirmou durante entrevista ao BM&C News.

Além da ampliação da capacidade de produção, o analista destaca a possibilidade de sinergias operacionais e financeiras importantes, que podem reforçar a geração de caixa e contribuir para o desempenho futuro da empresa.

PRIO: Alavancagem sob controle e foco em eficiência

Apesar da alavancagem elevada com a compra, Alex André vê a companhia como financeiramente sólida. “Mesmo com o aumento da alavancagem, a geração de caixa do próprio campo de Peregrino será suficiente para pagar o investimento”, explicou. Ele também reforça que a PRIO tem se mostrado disciplinada na gestão financeira e continua desenvolvendo ativos como Aru e Polvo & Tubarão Martelo.

Dividendo no radar da PRIO a partir de 2026

Tradicionalmente reconhecida por seu crescimento inorgânico e expansão por meio de aquisições, a PRIO pode passar a ser vista, segundo o economista, como uma potencial pagadora de dividendos nos próximos anos. “A partir de 2026, 2027 e 2028, a empresa poderá se traduzir como uma boa pagadora de dividendos”, disse Alex.

A estratégia da companhia para o médio prazo inclui, além da consolidação de ativos já adquiridos, a possível entrada no Golfo do México — plano já sinalizado pela PRIO anteriormente. O movimento exigirá capital, mas reforça a visão de longo prazo e expansão internacional.

Ações ainda são vistas como baratas pelo mercado

Apesar da pressão de curto prazo causada pela volatilidade dos preços do petróleo, o mercado tem reagido positivamente à aquisição de Peregrino. “A compra veio num bom momento. O mercado gostou e muitos analistas consideram que o preço atual ainda está barato, considerando a perspectiva de geração de caixa futura”, concluiu Alex André.

Assista na íntegra:

Leia mais notícias e análises clicando aqui

O post Aquisição de Peregrino pode transformar PRIO em nova geradora de valor, diz economista apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.