Port de Majora’s Mask no PC recebe suporte a mods, incluindo melhorias gráficas

O projeto Zelda 64: Recompiled, que reescreve o código do The Legend of Zelda: Majora’s Mask para rodar nativamente no PC, acaba de atingir um novo marco: a chegada da versão 1.2, que adiciona suporte a mods, texturas customizadas e até integração com sistemas operacionais como o macOS via Metal renderer.

Com isso, a comunidade rapidamente passou a criar conteúdos que vão desde ajustes de jogabilidade até a inclusão de personagens de outros jogos, como CJ de GTA: San Andreas.

A iniciativa faz parte do N64: Recompiled, um projeto maior que busca oferecer ports nativos para PC de diversos jogos do Nintendo 64, preservando jogabilidade e estrutura original, mas com melhorias técnicas e liberdade para modificação.

Com o novo patch, Majora’s Mask agora aceita pacotes de mods diretamente pelo menu inicial ou por meio do comando de arrastar arquivos para a janela do jogo.

Melhorias de jogabilidade vindas da versão 3DS

Entre os mods já disponíveis, há melhorias inspiradas na versão de Nintendo 3DS, como a troca de máscaras durante transformações e a possibilidade de avançar diretamente para um horário específico usando a Canção do Tempo Duplo.

Também há um mod que ajusta o HUD para se alinhar aos layouts modernos de controle, facilitando a experiência com joysticks contemporâneos.

Imagem: Wiseguy/Reprodução

Outra funcionalidade adicionada é a capacidade de salvar o jogo em estátuas de coruja sem sair da sessão, algo que reduz bastante a fricção típica do sistema de salvamento original.

Modificações adicionais incluem a opção de se mover enquanto mira com o arco, e uso de itens específicos enquanto se está transformado, o que amplia a fluidez da jogabilidade.

Mods gráficos e mapa em 7K feito à mão

Também há opções para remover o corte de distância de renderização, permitindo ver objetos e inimigos mesmo longe da posição do jogador.

A versão mais impressionante até o momento, segundo o criador Nerrel, é uma nova versão do mapa do mundo em resolução 7K, completamente redesenhada à mão, sem uso de ferramentas baseadas em IA. Essa reformulação traz clareza e riqueza de detalhes nunca vistas no jogo original.

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Além disso, a atualização inclui otimizações gráficas que melhoram o desempenho do jogo em máquinas com GPUs mais fracas.

Thunderstore/Reprodução

Usuários de Linux também foram contemplados com uma nova versão em Flatpak, substituindo a antiga AppImage, que apresentava problemas com seleção de arquivos.

Do lado mais zoeiro, a comunidade já disponibilizou mods que transformam o protagonista Link em personagens como CJ, de Grand Theft Auto: San Andreas, e até o próprio herói do infame Superman 64.

Há ainda uma máscara do Mario, que não apenas altera a aparência do personagem, mas também adiciona habilidades clássicas como saltos amplificados e movimentos rápidos típicos dos jogos de plataforma da franquia.

Imagem: Wiseguy/Reprodução

Segundo os desenvolvedores do Zelda 64: Recompiled, as funções implementadas nesta versão também estarão disponíveis em projetos futuros dentro da mesma iniciativa, o que significa que outros títulos de Nintendo 64 devem receber tratamento semelhante.

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Entre os exemplos mais esperados estão Ocarina of Time e possivelmente títulos como Banjo-Kazooie e Paper Mario.

Imagem: Wiseguy/Reprodução

A lista completa de mods pode ser acessada através do repositório no Thunderstore, onde também estão disponíveis pacotes de texturas e instruções detalhadas de instalação.

O código-fonte e os arquivos do projeto estão abertos no GitHub, com instruções específicas para Windows, Linux e macOS.

Fonte: Wiseguy (Youtube).

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