De Bill Gates a Tim Cook: Como CEOs Receberam a Notícia da Aposentadoria de Buffett

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

No último sábado (3), durante o encontro anual da Berkshire Hathaway, em Omaha (EUA), o CEO do conglomerado, Warren Buffett, comunicou sua aposentadoria do cargo. Aos 94 anos, o bilionário, reconhecido como uma lenda viva do mercado financeiro, foi ovacionado por cerca de dez minutos após o seu discurso. 

Apesar de se afastar do comando da Berkshire, Buffett continuará presidindo o conselho da empresa e passará o bastão a Greg Abel, nome indicado pelo atual CEO da Berkshire e aprovado pelo conselho. Abel assume a presidência da companhia a partir de 2026.

O anúncio, no entanto, surpreendeu muitos, inclusive os acionistas da Berkshire — ainda que Buffett já tivesse dado dicas de que o seu tempo no comando estava chegando ao fim. Pelas redes sociais e em declarações à imprensa americana, grandes executivos comentaram sobre o anúncio, exaltando a carreira de Buffett. De Bill Gates a Tim Cook, confira a repercussão da aposentadoria de Warren Buffett.

Bill Gates e Ron Olson

Amigo há mais de 30 anos e parceiro de Buffett na filantropia, Bill Gates disse ao Business Insider (BI) que “ele construiu uma empresa extraordinária e o fez com sabedoria, integridade e senso de humor fenomenal”. Gates também destacou o lado generoso do amigo. “O seu legado inspirará as gerações futuras”. 

Enquanto Ron Olson, membro do conselho da Berkshire Hathaway, afirmou à CNBC que Buffett “levou uma vida marcada por surpresas”. Para ele, Abel está pronto para assumir o posto de CEO do conglomerado. “Não tenho dúvidas sobre isso”, assegurou, destacando sua ansiedade para ver Buffett sendo o “Charlie Munger” de Abel. 

Jamie Dimon e Tim Cook

CEO do JP Morgan, Jamie Dimon declarou que Buffett é a representação do bom capitalismo americano, que investe na própria nação. “Aprendi muito com ele até hoje e tenho a honra de chamá-lo de amigo”. 

Já Tim Cook, CEO da Apple, enalteceu a sabedoria do CEO da Berkshire, em um post no Twitter. “Nunca houve alguém como Warren, e inúmeras pessoas, inclusive eu, foram inspiradas por sua sabedoria”, escreveu o CEO da Apple, Tim Cook, no X. “Foi um dos grandes privilégios da minha vida conhecê-lo. E não há dúvida de que Warren está deixando a Berkshire em ótimas mãos com Greg.”

Bill Gross

“Sua visão não se limitava a uma visão otimista do futuro”, afirmou Bill Gross, investidor e cofundador da Pimco ao BI. Para ele, a estratégia de usar participações em seguros viabilizou o ”investimento de prêmios a um custo quase zero em ativos de maior retorno”. Em sua declaração, ele cita como exemplos a Coca-Cola, AMEX e Apple. “Isso levou ao seu reconhecimento não só como selecionador de ações, mas como um gênio da estrutura financeira”, elogiou Gross.

No X, o investidor lembrou da primeira vez que concedeu um empréstimo à Berkshire, ainda em meados dos anos 1970. “Eu não sabia nada sobre seguros e lojas de doces, mas fui conquistado pela sua visão de longo prazo da economia e dos mercados”, postou Gross, parabenizando Buffett. “Parabéns, meu amigo — não apenas pelos números — mas também pela filantropia e pelos anos. Tomar uma Coca-Cola com cereja foi um dos pontos altos da minha carreira.”

Brian Moynihan

Em entrevista ao BI, Moynihan, CEO do Bank of America, destacou que o CEO do conglomerado “alcançou um sucesso incomparável ao longo de uma carreira de mais de sete décadas” 

Vale lembrar que, até o final do ano passado, o Bank Of America era o principal acionista da Berkshire Hathaway, até começar a vender os seus papéis. O CEO do banco também destacou as ações filantrópicas de Buffett. 

“Elas são sem precedentes e continuam sendo um exemplo a ser seguido”, escreveu. Para Moynihan, o CEO da Berkshire transmitiu lições de vida tão importantes quanto sua perspicácia empresarial. “Aprendi muito com ele pessoalmente e espero continuar a me beneficiar de seus insights. Ele tem sido um grande apoiador e investidor do BofA, da economia do nosso país e do espírito inovador dos Estados Unidos”, completou.

Stephen Squeri

Para o CEO do American Express, o Oráculo de Omaha sempre foi visionário e profundamente responsável com os seus acionistas. “Além disso, a sua humildade e humor são qualidades em um líder que tornaram o trabalho com Warren uma delícia”, completou Squeri. Ele avaliou que a carreira de Buffett foi uma das “mais históricas dos negócios americanos” e ressaltou as expectativas de trabalhar com Abel. “Espero continuar trabalhando com ele, enquanto constrói o legado de Warren”, concluiu ao falar com o BI.

O post De Bill Gates a Tim Cook: Como CEOs Receberam a Notícia da Aposentadoria de Buffett apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.