A bateria do seu próximo celular vai durar 30% mais graças à TSMC; entenda

Sem dúvidas, a bateria é um dos pontos principais do celular e onde as fabricantes sempre buscam melhorias, e a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) pode ter a solução em breve. A empresa taiwanesa, maior fabricante de chips para celular do mundo, está trabalhando em chips de 2 nanômetros que prometem um consumo de energia 30% menor e desempenho 15% superior.

  • 7 motivos que fazem a bateria do celular durar menos
  • Bateria do celular acabando muito rápido? Veja quais apps desinstalar

Vale lembrar que a medida em nanômetros (nm) nos chips de celular está relacionada a distância entre os transistores de cada chip e, consequentemente, a quantidade de transistores que cada processador suporta. Em suma, quanto menor o número de nanômetros, melhor o desempenho e a eficiência energética do aparelho.

Chips de 2 nm da TSMC devem aumentar a duração da bateria em 30%

Segundo o portal taiwanês Ctee, a TSMC está avançando significativamente no desenvolvimento da próxima geração de chips, que já chegarão com a litografia de 2 nanômetros.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

TSMC 2 nm
Boa parte dos celulares do mercado tem chips Snapdragon ou MediaTek, ambos com componentes da TSMC (Imagem: Wendel Martins/Canaltech)

O site destaca que grandes empresas, como Apple, Nvidia, AMD, Qualcomm e MediaTek, estão se preparando para receber a nova tecnologia com acesso antecipado.

Além disso, rumores anteriores apontam que o iPhone 18, previsto para 2026, será lançado com chips de 2 nm.

De acordo com o Ctee, o ponto-chave da litografia de 2 nm é o uso da arquitetura de transistor Gate-All-Around (GAA). A nova construção deve garantir melhor controle do fluxo de energia, o que vai resultar em um aumento de desempenho de 15% e consumo de energia 30% menor.

Produção em massa da nova tecnologia deve começar já em 2025 

Embora a litografia de 2 nanômetros em chips para celulares seja promissora, a TSMC deve iniciar a fabricação em massa da tecnologia apenas no final de 2025, na fábrica em Baoshan, na China.

Já na fábrica em Kaohsiung, em Taiwan, a produção dos novos chips deve começar no primeiro trimestre de 2026. A previsão é de que ambas as fábricas tenham capacidade inicial para produzir 30.000 wafers de semicondutores. Mas a ideia é de que a TSMC consiga aumentar a fabricação para até 130.000 wafers até 2027.

Para isso, a empresa está trabalhando na expansão de quatro fábricas com investimento de NT$ 1,5 trilhão (R$ 284 bilhões, aproximadamente, em conversão direta). Após a conclusão, a empresa terá o maior polo de semicondutores do mundo.

Quanto menor o número de transistores, menor o consumo de bateria do celular (Imagem: Reprodução/Intel)

Quando o seu celular terá um chip de 2 nm?

Com número baixo de fabricação, inicialmente, a previsão é de que os primeiros celulares com a litografia de 2 nm e os benefícios do maior desempenho e menor consumo de bateria sejam os primeiros topos de linha de 2026, ou até mesmo do final de 2025.

A expectativa é de que ainda leve um tempo para que os novos chips cheguem para os smartphones intermediários e eles tenham os grandes ganhos em bateria.

Leia mais

  • 5 aplicativos populares que gastam muita bateria do celular
  • Bateria inovadora promete mudar o futuro dos celulares
  • Como saber a vida útil da bateria do seu celular

VÍDEO: Você (provavelmente) não está carregando seu celular corretamente (mas mantenha a calma)

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.