Mini PC Beelink GTR9 Pro anunciado com Ryzen AI MAX+ 395

A Beelink oficializou nesta semana no mercado chinês o lançamento do seu novo mini PC de alto desempenho: o GTR9 Pro/AI Mini, equipado com o mais recente processador Ryzen AI MAX+ 395 da AMD.

Com preço inicial de US$ 1800 (aproximadamente R$ 9.180 sem impostos), o dispositivo chega com a proposta de unir portabilidade, inteligência artificial e performance gráfica em um único corpo compacto.

O visual do computador lembra o clássico Mac Mini, mas por dentro o foco é outro: superar barreiras de desempenho em inteligência artificial e oferecer potência suficiente para jogos AAA e tarefas criativas como edição de vídeo e renderização 3D.

Novo chip da AMD com IA embarcada

O processador Ryzen AI MAX+ 395 é uma das grandes apostas da AMD para o mercado de PCs com foco em inteligência artificial.

Com discreto GPU Radeon 890M, 16 Compute Units e afirmação de desempenho gráfico superior à RTX 4070 em algumas tarefas específicas, o chip é otimizado para uso com modelos de linguagem como o DeepSeek-V2 70B — um modelo LLM chinês de grande porte utilizado em IA generativa.

A Beelink afirma que a máquina pode ser utilizada tanto isoladamente quanto em cluster, ideal para servidores com aplicações em nuvem ou locais que exigem inferência de IA.

Conectividade robusta e memória generosa

O GTR9 Pro/AI Mini suporta até 96 GB de memória RAM, suficiente para cargas de trabalho avançadas mesmo com menos RAM que concorrentes que oferecem 128 GB.

O sistema inclui ainda duas portas USB4 e duas portas Ethernet de 10 Gbps para conectividade de ponta para quem busca alta velocidade em transferências ou aplicações em rede.

Embora compacto, o GTR9 Pro entrega potência de sobra para tarefas que antes exigiam workstations de grande porte

Leia também:

  • Geekom prepara o primeiro mini-PC com Snapdragon X Elite do mundo
  • MiniPC chinês tem slot PCIe externo e formato em U diferenciado
  • O MAIS PODEROSO Mini-PC? Beelink GTR7 com AMD Ryzen 7840HS!

Desempenho em jogos e criação de conteúdo

Outro destaque é o foco no público gamer e criador de conteúdo. A Beelink explica que o GTR9 Pro/AI Mini lida com tranquilidade com títulos AAA e softwares profissionais como Adobe Premiere, After Effects e Photoshop, além de plataformas de criação como Unreal Engine.

A capacidade gráfica e o uso de IA embarcada visam tornar o fluxo de trabalho mais ágil e responsivo, mesmo em tarefas que demandam uso intenso da GPU e CPU. Contudo, ainda não há confirmação sobre lançamento global ou versões com variações de hardware.

Fonte: Weibo e Beelink

Conteúdo Relacionado
ROG NUC 2025: ASUS revela mini-PC com CPU Intel Arrow Lake e GPU RTX 5080 em formato ultracompacto

Pequeno monstro

ROG NUC 2025: ASUS revela mini-PC com CPU Intel Arrow Lake e GPU RTX 5080 em formato ultracompacto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.