MediaTek e NVIDIA podem revelar nova CPU Arm com gráficos Blackwell na Computex

A Computex 2025 começa em pouco menos de duas semanas e o evento pode trazer uma surpresa interessante para indústria da tecnologia. Rumores apontam para o anúncio de novos processadores Arm feitos pela MediaTek em parceria com a NVIDIA. Chamados de N1X e N1, esses chips são voltados para desktop e notebooks.

  • Review Dell XPS 13 2024 | Notebook supercompacto e mega poderoso
  • Review notebook ASUS Zenbook A14 | Levíssimo, pequeno e poderoso

A parceria entre as duas empresas para o desenvolvimento desse tipo de produto não é de hoje, já que o anúncio foi feito em 2023. Porém, agora essa questão ganhou força, trazendo alguns detalhes, como o possível adiamento do lançamento das novas CPUs para 2026, por conta de problemas técnicos, embora o anúncio possa acontecer ainda em maio.

Jensen Huang e Rick Tsai, CEOs da NVIDIA e MediaTek, respectivamente, já têm suas apresentações confirmadas na Computex 2025. Na ocasião, é esperado o anúncio dos novos processadores Arm, que terão gráficos integrados Blackwell.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Busca por segmento dominado pelas rivais

Um dos objetivos é atender o segmento de workstations para IA compactos, dominado pela AMD com as APUs Ryzen e as iGPUs Radeon, Qualcomm e seus Snapdragon X com gráficos Adreno, e a Intel com seus Core Ultra e iGPU Xe.

A MediaTek é conhecida por seus chips para celulares, algo que deve mudar em breve (Imagem: MediaTek/Divulgação)

Segundo rumores, os chip N1X e N1 podem ter até 10 núcleos Cortex-X925 de alta performance e configurações com até 10 núcleos Cortex-A725. É esperado também CPUs com menos desempenho e configurações menos robustas.

A MediaTek já estaria garantindo um grande suprimento de chips FCBGA (Flip Chip Ball Grid Array) para levar seus novos processadores aos PCs. Esse rumor diz que essa preparação foi feita no final de 2024.

Essa parceira entre MediaTek e NVIDIA promete dar uma sacodida significativa no segmento de AI PCs, principalmente “Windows on Arm”, onde a Qualcomm entrou recentemente. Resta saber se esse novo produto também sofrerá com as mesmas limitações dos Snapdragon, algo que não acontece nas CPUs da AMD e Intel.

Veja mais do CTUP:

  • Dá para usar duas placas de vídeo no PC?
  • Review Monitor AOC 24G4/P | Ideal para o jogador competitivo
  • O que é fotônica? Tudo o que um entusiasta de tecnologia precisa saber

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.