Need for Speed: Underground recebe atualização do mod RTX Remix com Path Tracing funcional na versão 0.4.1

Lançado originalmente em 2003 pela EA Black Box, Need for Speed: Underground continua recebendo atenção da comunidade de modders mais de duas décadas após seu lançamento. Agora, a versão 0.4.1 do mod RTX Remix com Path Tracing para o jogo foi disponibilizada gratuitamente no site ModDB, oferecendo melhorias significativas em relação às versões anteriores.

Desenvolvido por alessandro893, o mod é parte da iniciativa impulsionada pelas ferramentas da NVIDIA RTX Remix, que permitem aplicar técnicas modernas de renderização com ray tracing completo em jogos clássicos.

Imagem: ModDB/Reprodução

A nova versão do mod corrige diversos problemas de iluminação e renderização apresentados em builds anteriores, que ainda estavam em estágio inicial de desenvolvimento.

Versão 0.4.1 traz Path Tracing jogável

Enquanto versões anteriores enfrentavam limitações como faróis que não projetavam sombras, texturas mal integradas e iluminação ambiental inconsistente, a versão 0.4.1 apresenta uma base consideravelmente mais estável.

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O jogo agora pode ser aproveitado com Path Tracing ativado, técnica que simula o comportamento realista da luz ao interagir com superfícies, resultando em um salto visual bem impressionante.

Entre os recursos técnicos da nova versão, destacam-se:

  • Suporte ao DLSS 4 Transformer Model, versão mais recente da tecnologia de upscaling da NVIDIA;
  • Compatibilidade com Neural Radiance Cache, que otimiza a performance em cenas complexas;
  • Inclusão de volumetric fog, partículas e iluminação volumétrica baseada em Path Tracing;
  • Ajustes em materiais com reflexão e rugosidade aplicados a construções e estruturas do cenário;
  • Correções em shaders que utilizam cores baseadas em vértices (vertex color).

Ainda há limitações perceptíveis, como problemas de ghosting nos veículos em movimento, mas o mod já permite uma experiência de jogo estável e com qualidade gráfica consideravelmente superior ao original.

Ferramentas RTX Remix e comunidade de modding

O projeto foi viabilizado por meio do RTX Remix Toolkit, que possibilita a reinterpretação gráfica de jogos compatíveis com o DirectX 8 ou 9.

Imagem: ModDB/Reprodução

Com o Remix Runtime, os usuários podem criar arquivos “.rtx.conf” para classificar elementos da cena (como UI, terrenos ou reflexos), e depois modificar luzes, substituir texturas e adicionar efeitos visuais por meio de softwares conectados ao NVIDIA Omniverse, como Blender e Adobe Substance.

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Assim como foi feito em “Portal com RTX”, criado pelo próprio estúdio NVIDIA Lightspeed, modders independentes agora têm ferramentas para transformar visualmente clássicos como Need for Speed: Underground.

Imagem: ModDB/Reprodução

No caso específico do jogo da EA, mais de mil fontes de luz adicionais foram inseridas, ajudando a destacar os elementos urbanos de Olympic City, o cenário fictício da campanha.

Onde baixar o mod RTX Remix de Need for Speed: Underground

Para quem deseja testar o mod, basta visitar a página do projeto no ModDB e fazer o download da versão 0.4.1. A instalação exige extração do conteúdo compactado e substituição de arquivos específicos na pasta do jogo original.

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É importante lembrar que o mod exige uma GPU da linha GeForce RTX para funcionar corretamente, já que o Path Tracing depende de aceleração por hardware dedicado.

Via: DSO Gaming.

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