Fã recria DOOM 3 na Unreal Engine 5.5 com iluminação dinâmica e melhorias impressionantes

O icônico DOOM 3 está recebendo uma releitura surpreendente nas mãos do desenvolvedor François Montagud, que está recriando o jogo na poderosa Unreal Engine 5.5.

Em um vídeo divulgado esta semana, é possível conferir o avanço do projeto, que impressiona com efeitos visuais modernos e uma atmosfera ainda mais opressiva — marca registrada do título original lançado em 2004.

Embora o remake seja apenas um projeto de fã e não esteja disponível para download, ele já demonstra uma série de melhorias importantes que modernizam a experiência sem comprometer o DNA do jogo.

A forma como a fumaça interage com o corpo de um inimigo caído, por volta dos 2 minutos e 20 segundos do vídeo, é um dos momentos mais impressionantes da demo

Iluminação, IA e combate redesenhados

Entre os destaques deste remake fanmade estão a iluminação dinâmica aprimorada, efeitos visuais refinados, fumaça volumétrica com comportamento realista e um sistema de combate repensado.

Além disso, o projeto traz uma inteligência artificial mais reativa e efeitos sonoros retrabalhados, elementos que ajudam a intensificar o clima de tensão e horror que fez a fama do título original.

Ainda que esteja em fase de desenvolvimento e com limitações técnicas, o trabalho de Montagud tem sido elogiado por fãs pela fidelidade ao material original e pelo uso inteligente dos recursos da Unreal Engine 5.5, como Lumen e Nanite.

Remake não oficial eleva o patamar gráfico de DOOM 3

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Enquanto isso, DOOM: The Dark Ages está chegando

Apesar de o remake de DOOM 3 ainda não estar acessível ao público, a franquia oficial segue viva e ativa.

A Bethesda e a id Software lançarão DOOM: The Dark Ages na próxima semana para PCs e consoles, anunciando combates ainda mais frenéticos e criativos, como o uso da nova arma “shield saw”, que mistura escudo e serra elétrica em movimentos devastadores.

A gente tá empolgado por aqui já, e vocês?

Fonte: François Montagud (YouTube)

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