Asteroide do tamanho de estádio passa pela Terra nesta sexta (9); veja ao vivo

Um asteroide potencialmente perigoso do tamanho de um estádio passará pela Terra nesta sexta-feira (9). De acordo com a NASA, o 612356 (2002 JX8) foi descoberto em maio de 2002, tem um diâmetro de aproximadamente 290 metros, mas sua passagem não representará nenhum risco ao nosso planeta

  • Asteroide Vesta pode ser fragmento de um planeta da infância do Sistema Solar
  • Olhe para cima | As melhores fotos da chuva de meteoros Eta Aquáridas
  • Revelado o formato em 3D e a origem do asteroide que poderia atingir a Terra

O corpo celeste deve chegar a uma aproximação máxima de 4,2 milhões de km da Terra, cerca de 11 vezes a média da distância até a Lua. É possível acompanhar a passagem do asteroide em tempo real no canal The Virtual Telescope Project, no YouTube. 

Observações feitas por especialistas que participam do Virtual Telescope Project conseguiram identificar o 2002 JX8 sobrevoando no espaço e mudando de direção em relação às estrelas ao seu redor. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Asteroides potencialmente perigosos

Asteroides potencialmente perigosos (PHAs), como é o caso do 2002 JX8, recebem essa classificação devido à sua órbita próxima da Terra, que pode se aproximar até cerca de 8 milhões de quilômetros. Outro fator determinante para essa categorização é o fato de o fragmento de rocha espacial ser grande o suficiente para sobreviver à passagem pela atmosfera terrestre e ter potencial para causar, em menor ou maior grau, danos em escala regional.

Observações realizadas por astrônomos da NASA da missão Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE) apontam que existem cerca de 4,7 mil PHAs no nosso Sistema Solar. Contudo, é provável que nunca vejamos um deles atingir nosso planeta. 

A agência espacial americana estima que um asteroide com cerca de 140 metros de diâmetro colide com a Terra apenas uma vez a cada 20 mil anos. No caso de rochas espaciais de 1.000 metros de diâmetro, a colisão acontece uma vez a cada 700 mil anos. 

Leia mais: 

  • Asteroide 2024 YR4 não ameaça a Terra em 2032, mas vai voltar. Há riscos?
  • O que é um asteroide?
  • Como a ciência pode proteger a Terra contra asteroides potencialmente perigosos?

VÍDEO | COMO TIRAR FOTO DA LUA COM SEU CELULAR?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.