AMD lança SDK FidelityFX 1.1.4 com FSR 3.1.4 e ajustes contra ghosting

A AMD disponibilizou nesta semana a nova versão do seu FidelityFX SDK, pacote de desenvolvimento voltado a criadores de jogos que desejam integrar tecnologias de aprimoramento de imagem e performance às suas engines.

A versão 1.1.4 do SDK destaca-se por trazer a atualização FSR 3.1.4, que ajusta o comportamento do upscaler ao lidar com ghosting em regiões que acabam de se tornar visíveis na tela, conhecidas como pixels desocultados.

O FidelityFX Super Resolution (FSR) é atualmente a solução principal da AMD para upscaling, competindo diretamente com o DLSS da NVIDIA. A versão FSR 3.1 é compatível com uma ampla gama de GPUs e continua sendo o padrão para a maioria dos usuários.

  • Veja também: Hogwarts Legacy recebe suporte ao FSR 3 e à tecnologia Intel XeFG no PC

Embora a AMD já tenha apresentado o FSR 4, esse recurso depende de suporte via driver e exige GPUs com arquitetura RDNA4, ainda indisponíveis para o grande público.

Alterações técnicas do FSR 3.1.4

A principal mudança do FSR 3.1.4 está no valor padrão de um dos parâmetros internos do algoritmo de upscaling: o fMinDisocclusionAccumulation, que passou de 0.333 para -0.333.

A alteração visa reduzir o efeito conhecido como ghosting, que são borrões ou rastros que aparecem quando objetos se movem rapidamente ou surgem após serem ocultados por outros elementos da cena.

AMD

Segundo a AMD, essa mudança não envolve um novo algoritmo, mas sim uma reconfiguração dos padrões já existentes.

  • Veja também: AMD promete soluções para todas as necessidades na gamescom latam 2025

Entretanto, a documentação técnica aponta que, em uma pequena fração dos jogos, o novo valor pode provocar flickering de pixels brancos, especialmente em elementos como grama em movimento, exigindo que desenvolvedores ajustem manualmente o parâmetro conforme o contexto do jogo.

Novidades no SDK 1.1.4

Além do FSR atualizado, o FidelityFX SDK v1.1.4 inclui outras bibliotecas e correções:

  • AMD FidelityFX Frameinterpolation Swapchain 1.1.3: mantém suporte à interpolação de quadros para jogos com altas taxas de atualização.
  • FidelityFX Brixelizer GI 1.0.1: corrige falhas relacionadas a cálculos de cascatas na iluminação global.
  • FidelityFX Breadcrumbs 1.0.1: resolve um problema de alocação de memória durante a cópia de strings com nomes internos.
Driver AMD Adrenalin 25.3.2 Beta
AMD/Reprodução

A nova versão também introduz algumas extensões menores na API do FSR, sem quebrar compatibilidade com versões anteriores.

O download gratuito do SDK inclui amostras de código, documentação e ferramentas para integração do FSR 3.1.4 e outras bibliotecas do ecossistema FidelityFX.

Fonte: AMD.

Conteúdo Relacionado
Modders criam método para ativar AMD FSR 4 em jogos compatíveis com DLSS 2 e XeSS

Acelera, dona AMD

Modders criam método para ativar AMD FSR 4 em jogos compatíveis com DLSS 2 e XeSS

Adicionar aos favoritos o Link permanente.