Luto no atletismo! Morre Ivana Henn, ícone do esporte de SC e dona de 29 recordes nacionais

Foto de Ivana Henn, ex-atleta de marcha atlética

Ivana Henn, ex-atleta de marcha atlética, morre aos 50 anos – Foto: Confederação Brasileira de Atletismo/Reprodução/ND

Ícone da marcha atlética de Santa Catarina, a ex-atleta Ivana Rúbia Henn morreu na última quarta-feira (7), vítima de um câncer contra o qual lutava há cerca de um ano. O local da morte não foi informado, mas ela morava nos Estados Unidos.

Natural de Blumenau, Ivana foi um dos grandes nomes do esporte catarinense, representando o Brasil em importantes competições internacionais. Além disso, era uma grande e inovadora empresária na área de pilates.

Ivana Henn: referência na marcha atlética

Desde muito cedo, Ivana Henn já se destacava no cenário esportivo, iniciando aos 13 anos a sua trajetória na marcha atlética.

De acordo com a Confederação Brasileira de Atletismo, a blumenauense acumulou 29 recordes brasileiros ao longo da carreira. Ela conquistou 19 medalhas de ouro, cinco de prata e três de bronze em campeonatos nacionais.

Representando o Brasil no cenário internacional, Ivana disputou o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, no Canadá (1988), e as Copas do Mundo de Marcha Atlética na Espanha (1989), nos Estados Unidos (1991) e no México (1993).

Equipe de marcha atlética em Blumenau

Ivana foi pioneira do esporte em Blumenau – Foto: Secretaria Municipal do Esporte/Reprodução/ND

O marchador olímpico e atual secretário municipal de Esportes de Blumenau, Sérgio Galdino, prestou homenagem à atleta:

“Uma amiga querida, uma mãe, profissional e atleta exemplar que lutou bravamente contra o câncer por mais de um ano. Que Deus, em sua infinita bondade, a receba em sua paz eterna, iluminando sua jornada, e conforte o coração de seus familiares e amigos neste momento de dor”, comentou.

Ex-atleta e empresária

Além de se destacar no esporte, Ivana também fez carreira no pilates.

Formada em educação física, a blumenauense criou seu próprio método na área, com foco em melhorar a performance, prevenir lesões e acelerar a recuperação de atletas e praticantes.

Ivana era casada com Pyter Bruno e deixa dois filhos: Hannah e Pyter.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.